FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE QUÍMICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA EM DIÁLOGO COM O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMarina Andressa Alves Pinheiro, Marina-
Autor(es): dc.contributor.authorVinícius Catão de Assis Souza, Vinicius-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-20T13:15:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-20T13:15:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-10-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001586-
Resumo: dc.description.abstractTendo como base a atual legislação educacional brasileira, destacamos a importância de abordar na formação inicial de professores o desenvolvimento de práticas que contribuam para construir saberes sobre as competências socioemocionais e a importância de o docente desenvolvê-las nas aulas de Química. Isso considerando que é desejável o professor ter consciência sobre as questões socioemocionais desde a sua formação de base, para que posteriormente pudesse mobilizar nas aulas aspectos relacionados à amabilidade, abertura a novas experiências, resiliência emocional, autogestão e engajamento com os outros, sendo possível abordar essa temática pode favorecer a relação professor/aluno e, consequentemente, a aprendizagem. Para tanto, analisamos as percepções de treze licenciandos em Química da Universidade Federal de Viçosa (UFV), campus Viçosa, sobre como as competências socioemocionais podem se relacionar à docência e às práticas formativas em sala de aula. Na pesquisa realizamos dois encontros presenciais para a produção dos dados. O primeiro discutiu documentos normativos que permeiam a Educação Básica, com destaque para a Base Nacional Comum Curricular e como ela aborda o desenvolvimento das competências socioemocionais no processo de ensino e aprendizagem. Com esse debate coletivo, verificamos nas falas dos licenciandos o quanto é necessário abordar esta temática durante a formação docente, de modo a favorecer o desenvolvimento holístico do professor, considerando as muitas demandas e desafios inerentes ao espaço escolar. No segundo encontro fizemos um Grupo Focal, quando abordamos questões pautadas nas reflexões trazidas anteriormente pelos licenciandos a respeito de como os aspectos socioemocionais podem afetar o processo de adaptação na universidade e no desenvolvimento acadêmico ao longo do curso. Além disso, discutimos os possíveis impactos na prática docente e na relação professor/aluno, tendo como foco o processo de ensino e aprendizagem. A partir dos resultados, constatamos que urge a necessidade da Licenciatura em Química na UFV incluir a abordagem das competências socioemocionais de forma transversal às disciplinas ofertadas, em especial aquelas no início do curso, quando os licenciandos indicaram ter enfrentado mais desafios. Com base nisso, foi elaborado um material didático, na forma de produto educacional, que visa auxiliar os professores da Licenciatura a articularem essa temática em suas disciplinas. Palavras-chave: Desenvolvimento profissional; Licenciatura em Química; Competências na Educação em Ciências; Questões socioemocionais nas aulas de Química; Educação Química.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento profissional; Licenciatura em Química; Competências na Educação em Ciências; Questões socioemocionais nas aulas de Química; Educação Química.pt_BR
Título: dc.titleFORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE QUÍMICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA EM DIÁLOGO COM O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUI 899 - Pesquisapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons