
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Marina Andressa Alves Pinheiro, Marina | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Vinícius Catão de Assis Souza, Vinicius | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-20T13:15:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-20T13:15:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-10 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto educacional | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001586 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Tendo como base a atual legislação educacional brasileira, destacamos a importância de abordar na formação inicial de professores o desenvolvimento de práticas que contribuam para construir saberes sobre as competências socioemocionais e a importância de o docente desenvolvê-las nas aulas de Química. Isso considerando que é desejável o professor ter consciência sobre as questões socioemocionais desde a sua formação de base, para que posteriormente pudesse mobilizar nas aulas aspectos relacionados à amabilidade, abertura a novas experiências, resiliência emocional, autogestão e engajamento com os outros, sendo possível abordar essa temática pode favorecer a relação professor/aluno e, consequentemente, a aprendizagem. Para tanto, analisamos as percepções de treze licenciandos em Química da Universidade Federal de Viçosa (UFV), campus Viçosa, sobre como as competências socioemocionais podem se relacionar à docência e às práticas formativas em sala de aula. Na pesquisa realizamos dois encontros presenciais para a produção dos dados. O primeiro discutiu documentos normativos que permeiam a Educação Básica, com destaque para a Base Nacional Comum Curricular e como ela aborda o desenvolvimento das competências socioemocionais no processo de ensino e aprendizagem. Com esse debate coletivo, verificamos nas falas dos licenciandos o quanto é necessário abordar esta temática durante a formação docente, de modo a favorecer o desenvolvimento holístico do professor, considerando as muitas demandas e desafios inerentes ao espaço escolar. No segundo encontro fizemos um Grupo Focal, quando abordamos questões pautadas nas reflexões trazidas anteriormente pelos licenciandos a respeito de como os aspectos socioemocionais podem afetar o processo de adaptação na universidade e no desenvolvimento acadêmico ao longo do curso. Além disso, discutimos os possíveis impactos na prática docente e na relação professor/aluno, tendo como foco o processo de ensino e aprendizagem. A partir dos resultados, constatamos que urge a necessidade da Licenciatura em Química na UFV incluir a abordagem das competências socioemocionais de forma transversal às disciplinas ofertadas, em especial aquelas no início do curso, quando os licenciandos indicaram ter enfrentado mais desafios. Com base nisso, foi elaborado um material didático, na forma de produto educacional, que visa auxiliar os professores da Licenciatura a articularem essa temática em suas disciplinas. Palavras-chave: Desenvolvimento profissional; Licenciatura em Química; Competências na Educação em Ciências; Questões socioemocionais nas aulas de Química; Educação Química. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento profissional; Licenciatura em Química; Competências na Educação em Ciências; Questões socioemocionais nas aulas de Química; Educação Química. | pt_BR |
| Título: dc.title | FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE QUÍMICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA EM DIÁLOGO COM O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUI 899 - Pesquisa | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto educacional Marina Alves Pinheiro Profqui.pdf | 1,99 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1001586/2/Produto educacional Marina Alves Pinheiro Profqui.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons