
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Casaes, Haroldo Mardem Dourado | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-20T13:14:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-20T13:14:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-23 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001585 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | The discussion about the period in which we currently live faces a series of setbacks. Some philosophers, such as Bauman, consider this a period of extension of the modern, while others, such as Lipovetsky, see it as hypermodernity, and Lyotard characterizes it as postmodernism. Despite the different names, there is consensus on two premises: human relationships have become fluid and transitory, and meta-truths no longer fully explain the contemporary world. This article seeks to define the parameters that can guide today's society, especially when the great narratives prove incapable of guiding man on his journey. With truth itself being questioned, the question arises as to what can serve as a guide in this ever-changing world. What replaces the truth that no longer exists and how is this gap being filled? Religion, science and man himself in his entirety have all been goals sought by humanity. However, in the context of extended modernity or post-modernity, the answer may lie not in a new vision of religion, but in religiosity. The speed of the answers demanded by today's world contrasts with the dynamics of the religious relationship, which is often a gradual and introspective process. Religiosity, understood as the relationship between man and religion, could present itself as a modulator of this interface. This article will be based on a wide-ranging bibliographical review, connecting concepts and seeking to understand how religion and religiosity can help insert man into a world that is no longer based on broad, definitive narratives. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | RELIGION | pt_BR |
| Título: dc.title | THE ROLE OF RELIGION AND RELIGIOSITY IN A POSTMODERN SOCIETY (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: