
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Mazzaro da Costa Longo, Maria Ignêz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-19T12:37:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-19T12:37:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1273 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Educação Ambiental Infantil | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001578 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O planeta passa por um período de degradação preocupante que tem afetado o clima e a saúde dos seres que nele habitam, mostrando urgência em mudança de comportamento, pois se trata da saúde de nosso lar. Esta mudança se encontra na Educação Ambiental. Este trabalho tem como objetivo analisar, como é trabalhada a Educação Ambiental pelos professores de Educação Infantil na Creche Municipal de Santo André. Foram pesquisadas quatorze professoras pertencentes à duas Creches Municipais de Santo André (São Paulo/ Brasil). A metodologia desta pesquisa teve enfoque qualitativo. Quanto ao procedimento foi realizado Pesquisa Bibliográfica, Documental e Pesquisa de Campo. Os resultados obtidos indicam que todas sabem que a Educação Ambiental deve estar incluída no currículo das escolas, grande parte tem conhecimento que Santo André oferece formação em Educação Ambiental, abaixo da metade tem conhecimento de Leis Ambientais e nenhuma tem especialização ou pós em Educação Ambiental. Estes resultados sugerem que todas as professoras, desde a Educação Infantil, tenham formação em Legislação Ambiental e Educação Ambiental para complementar e enriquecer suas práticas pedagógicas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 785 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil. | pt_BR |
| Título: dc.title | A Presença da Educação Ambiental na Educação Infantil: Estudo em Creches de Santo André/SP – Brasil | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons