Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Vargas, Marco Antonio Hernandez | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Abonce, Salvador Daniel Solís | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Granillo, Nallely Sandoval | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Arreola, César Dunay Acevedo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-18T17:58:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-18T17:58:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 18-06-18 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001574 | - |
Resumo: dc.description.abstract | The present study analyzes the didactic use of artificial intelligence (AI) by the teaching staff of School Zone 61 of elementary education in Aguascalientes. Through a mixed methodological approach, data were collected through Likert scale surveys, semi-structured interviews , direct observation in the classroom and documentary review. The results show that most teachers have limited knowledge about AI and its pedagogical application, using it -when it occurs- in a superficial way or in administrative tasks. Lack of training, poor technological infrastructure and a marginal urban context that hinders equitable access to digital resources are identified as limiting factors. Despite this, there is a growing interest among teachers to be trained in the educational use of AI, which represents an opportunity for the design of training programs and institutional policies that promote its meaningful integration. The analysis of the interviews and observations also reveals an ambivalent perception regarding the risks and benefits of AI, pointing to fears related to the dehumanization of teaching or the substitution of the teaching role. The conclusions point to the need for intervention strategies that include contextualized teacher training, provision of minimum infrastructure in schools and development of curricular guidelines that incorporate emerging technologies such as AI in an ethical and didactic way. This work contributes to make visible the digital divides in vulnerable school environments and to reflect on the role of artificial intelligence in educational transformation. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Artificial intelligence | pt_BR |
Título: dc.title | ANALYSIS OF THE DIDACTIC USE OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE AMONG TEACHING STAFF IN PRIMARY SCHOOL DISTRICT 61 IN AGUASCALIENTES (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
analisis-del-uso-didactico-de-la-inteligen.pdf | 281,92 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1001574/1/analisis-del-uso-didactico-de-la-inteligen.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: