Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Vargas, Marco Antonio Hernandez | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Coronel, Alberto Macías | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Martínez, Ma. del Carmen Alcalá | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Arreola, Cesar Dunay Acevedo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-18T10:32:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-18T10:32:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-18 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001569 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Within the framework of contemporary educational transformation, this article documents the design and implementation of a teaching ecosystem based on the STEAM approach, focused on the comprehensive training of upper secondary school students through projects aligned with the Sustainable Development Goals (SDGs). In this proposal, implemented at the Center for Secondary Education of the Autonomous University of Aguascalientes, articulates teacher training, student interests, and the use of disruptive technologies together with active learning methodologies to foster creativity, social awareness, and real-world problem solving. The ecosystem is structured around three pillars: prior student work, specialized teacher training, and interdisciplinary monitoring of projects within a real-world context. Two types of experiences are presented: introductory and exploratory STEAM projects, which have generated positive results in both student learning and social engagement. The findings underscore the need to strengthen institutional infrastructure and diversify teaching strategies to consolidate this ecosystem as an innovative and sustainable educational practice. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching Ecosystem | pt_BR |
Título: dc.title | IMPLEMENTATION OF A STEAM EDUCATIONAL ECOSYSTEM FOR THE DESIGN OF PROJECTS ALIGNED WITH THE SDGs IN STUDENTS AT THE UAA SECONDARY EDUCATION CENTER (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
implementacion-de-un-ecosistem.pdf | 318,89 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1001569/1/implementacion-de-un-ecosistem.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: