Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins - UFT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Bazzoli, João A. | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pasti, André | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-18T13:07:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-18T13:07:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://youtu.be/wnm45wGOgkA?si=8IFPPFPOrMwbSps1 | - |
identificador: dc.identifier.other | CidadesdefatoAndrePasti | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001545 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste episódio, André Pasti, professor da UFABC, fala sobre aspectos da participação popular no território. Mostra pontos relevantes de um curso de extensão em andamento, destacando sua intrínseca conexão com o território. Aponta que o curso pretende mostrar como fazer participação popular e fala do contexto de fragilidade e ataques à democracia, André pondera sobre a necessidade urgente de recuperar a capacidade de promover a participação popular, enfatizando a importância de práticas, metodologias e formas eficazes de organizar processos participativos. Aborda acerca do desestímulo da população, entendendo a dificuldade dela em enxergar resultados tangíveis na participação, e concorda que este seja um desafio significativo. Por fim, o diálogo explora a interconexão vital entre educação e participação popular, ressaltando o papel fundamental da educação na formação de cidadãos conscientes e ativos na sociedade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | mp4 | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Participação popular | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Território | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Direito à cidade | pt_BR |
Título: dc.title | pisódio 138 - Participação Popular no Território | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Seminários Interdisciplinares em Desenvolvimento Regional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons