Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Antônia Débora Camila de Lima | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Moreira, Flávia Melo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Gabriela Teodoro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, Izabela Nunes do | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Filho, Magno Rodrigues de Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Castro, Marcelo Tavares de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Celestino, Matheus Felipe | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Monnerat, Rose Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Montalvão, Sandro Coelho Linhares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-15T19:25:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-15T19:25:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-18 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001536 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O uso de micro-organismos na agricultura está cada vez ganhando mais espaço nas fazendas de todo o Brasil. Algumas espécies de bactérias e fungos possuem inúmeros benefícios, seja controlando pragas e doenças, ou promovendo o crescimento de plantas por meio da fixação biológica de nitrogênio atmosférico e pela solubilização de nutrientes. A produção “on farm”, ou seja, produção de micro-organismos na própria fazenda, foi regulamentada em 2024 por meio da Lei de Bioinsumos (Lei nº 15.070/2024), criando um marco histórico na agricultura do país. Diante de tantos acontecimentos, o estabelecimento de procedimentos básicos para a produção e o controle de qualidade de insumos biológicos é fundamental. Esse manual visa cobrir essa lacuna, com metodologias atuais e de fácil execução, com informações sobre a morfologia, os mecanismos de ação, a produção e o controle de qualidade das principais bactérias e fungos utilizados no controle de pragas e doenças agrícolas. Portanto, esse manual é destinado para estudantes, técnicos, pesquisadores e profissionais das Ciências Biológicas e Agrárias que possuam interesse em se aprofundar no conhecimento de bioinsumos de origem microbiana. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Bioinsumos | pt_BR |
Título: dc.title | Produção e controle de qualidade de bioinsumos à base de bactérias e fungos para uso na agricultura (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: