Ecos do passado: como os traumas da infância influenciam a aprendizagem escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Amplamentept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVicente, Alan Baltazar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-14T14:54:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-14T14:54:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.editoraamplamente.com/ebook-ecos-do-passado-
identificador: dc.identifier.otherEcos do passado: como os traumas da infância influenciam a aprendizagem escolarpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001521-
Resumo: dc.description.abstractÉ com um sorriso no coração que te recebo nesse espaço tão especial. “Ecos do Passado” é mais do que um livro; é uma jornada profunda e humanizada pelas experiências que moldam as vidas das crianças e, consequentemente, o nosso futuro. Aqui, vamos conversar sobre traumas infantis, um tema que, embora delicado, é essencial para compreendermos a complexidade das relações humanas e o impacto duradouro que essas experiências têm em nossos pequenos. Nossos capítulos são como janelas abertas para mundos que, muitas vezes, ficam escondidos sob camadas de dor e incompreensão. Desde a definição dos traumas infantis, passando pelo desenvolvimento do cérebro e suas nuances, até a forma como tudo isso se reflete na aprendizagem escolar, cada parte deste livro foi cuidadosamente pensada para proporcionar uma reflexão, um despertar. Você encontrará insights sobre como identificar sinais de trauma, abordagens pedagógicas que fazem a diferença, e o papel vital que a família e a comunidade desempenham nesse enredo. Você já parou para pensar como uma simples palavra de encorajamento pode ser um milagre na vida de uma criança? Imagine a transformação que isso pode gerar! Senti um frio na barriga só de lembrar de tantas histórias reais onde a empatia e o apoio mudaram o rumo de pequenas vidas. As narrativas que compartilho aqui são repletas de nuances, experiências pessoais e capítulos inspiradores de educadores que foram além do que a rotina exigia, simplesmente porque acreditaram que cada criança merece ser ouvida e compreendida. Vamos também mergulhar em questões éticas, porque aqui, em nosso diálogo, não podemos esquecer da responsabilidade que temos ao trabalhar com esses traumas. E, ao final, faremos um chamado à ação – um apelo para que, juntos, possamos lutar por um ambiente educacional mais inclusivo e acolhedor. Estes ecos, que reverberam pelos corredores das escolas, nos convidam a uma reflexão intensa e, quem sabe, até surpreendente. Espero que cada página te inspire e te faça sentir que estamos juntos nessa jornada, como amigos que compartilham anedotas, risadas e até mesmo lágrimas. Agradeço por me acompanhar nesta empreitada. Espero que você encontre neste livro ferramentas reconfortantes e inspiradoras para acolher e entender as crianças ao nosso redor.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1000pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrauma psíquico - criançapt_BR
Título: dc.titleEcos do passado: como os traumas da infância influenciam a aprendizagem escolarpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons