VIDA DE ESTUDANTE: O QUE CONTAM OS ESTUDANTES ACERCA DO ENSINO DE HISTÓRIA NO SEU PERCURSO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. ARAÇÁS/BA.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBORGES, André Vieira,-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-14T10:22:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-14T10:22:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherVIDA DE ESTUDANTE: O QUE CONTAM OS ESTUDANTES ACERCA DO ENSINO DE HISTÓRIA NO SEU PERCURSO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001517-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo compreender como estudantes do Colégio Estadual José Vicente Leal – Tempo Integral, localizado no município de Araçás (BA), percebem o ensino de História ao longo de sua trajetória escolar. A partir da escuta sensível de seis alunos concluintes do Ensino Médio, investiga-se como suas vivências e memórias escolares, familiares e comunitárias se articulam com a disciplina de História. Utilizando a metodologia da História Oral, ancorada em autores como Verena Alberti, Maurice Halbwachs, Paul Ricoeur e Luiz Costa Lima, o estudo valoriza as narrativas dos estudantes como fontes legítimas de conhecimento. A pesquisa também se inspira na pedagogia de Paulo Freire, ao destacar a importância dos saberes dos educandos e a construção compartilhada do conhecimento. A partir da escuta das experiências estudantis, foi desenvolvido um produto educacional na forma de um livro, contendo relatos e sequências didáticas, que visa contribuir para um ensino de História mais significativo, afetivo e conectado com as realidades juvenis. Ao enfatizar o papel da memória, dos afetos e da identidade no processo formativo, a dissertação propõe práticas pedagógicas que mobilizem razão e emoção, reconhecendo a potência educativa das experiências vividas pelos alunos de Araçás.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,6 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Produção e difusão de narrativas históricas; Cidadania e Direitos Humanos; História Oral; Educação Básica;pt_BR
Título: dc.titleVIDA DE ESTUDANTE: O QUE CONTAM OS ESTUDANTES ACERCA DO ENSINO DE HISTÓRIA NO SEU PERCURSO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. ARAÇÁS/BA.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA - PROFHISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons