
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, JAMES | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SALES, ELIEMERSON | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | MACHADO, SONIA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-14T02:37:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-14T02:37:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-13 | - |
| identificador: dc.identifier.other | DA TABELA PERIÓDICA AO CONSUMO CONSCIENTE: UMA JORNADA DE APRENDIZADO PELA QUÍMICA CONTEMPORÂNEA. | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001514 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Caro leitor este livro traz em sua proposta a promoção do ensino de química verde por meio de uma sequência didática aplicada em uma escola de ensino médio com uma turma do primeiro ano e nela um percurso metodológico dividido em cinco momentos, que foram permeados com debates, pesquisas e apresentações de cartazes utilizando ao longo de todo seu desenvolvimento a metodologia peer instruction (instrução por pares), e desse modo promover a formação de alunos multiplicadores de uma cosmovisão aqui chamada de consumidor consciente. E dessa maneira contribuir para uma melhor conscientização diante dos desafios contemporâneos ambientais. Este trabalho é um dos frutos da dissertação de mestrado do prof. James Alex da Silva, discente do Programa de Mestrado em Química em Rede Nacional (PROFQUI/UFAL), que contou com a orientação da professora Drª Sonia Salgueiro Machado e colaboração do professor Dr. Eliemerson Sales, da Universidade Federal de Alagoas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 5.568 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Química Verde | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade. | pt_BR |
| Título: dc.title | DA TABELA PERIODICA AO CONSUMO CONSCIENTE: UMA JORNADA DE APRENDIZADO PELA QUÍMICA CONTEMPORÂNEA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE MESTRADO EM QUIMICA EM REDE NASCIONAL - PROFQUI | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUÍMICA | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| DA TABELA PERIÓDICA AO CONSUMO CONSCIENTE.pdf | 5.57 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1001514/2/DA TABELA PERIÓDICA AO CONSUMO CONSCIENTE.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons