Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Reis, Fabricia de Mello | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Comarú, Michele Waltz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-13T22:41:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-13T22:41:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | PORTIFÓLIO DE APRESENTAÇÃO DO JOGO TÍLIA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001504 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional é um jogo físico, de tabuleiro estilo trilha que explora o trabalho em equipe, a cooperação e o respeito à diversidade. O jogo deverá ser utilizado em grupo. Números de jogadores: de 3 a 6. O jogo encoraja a comunicação verbal, promove o desenvolvimento do pensamento crítico, o exercício da argumentação e estimula a empatia. O jogo coloca o aluno como protagonista no processo de aprendizagem. Os conceitos de metodologias ativas e gamificação foram utilizados na produção do jogo. A dinâmica do jogo foi construída a partir da problematização que envolve liberdade na interpretação e na busca da solução dentro do cenário proposto dentro do jogo. As peças/bonecos do jogo foram construídas e modeladas, pesando na diversidade e na individualidade humana. Os bonequinhos tem característica diferentes, como: cabelos, tipo físico e outros. Após o término da pesquisa, o jogo ficará a disposição da escola - CPTI FAETERJ-Petrópolis para que possa ser utilizado com os alunos pelos seus professores na promoção de situações de aprendizagens semelhantes às que aqui são propostas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 37,4MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tcnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | trabalho em equipe | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | cooperação | pt_BR |
Título: dc.title | PORTIFÓLIO DE APRESENTAÇÃO DO JOGO TÍLIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Jogos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Portifólio versão final Fabricia de Mello Reis.pdf | 38,36 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1001504/2/Portifólio versão final Fabricia de Mello Reis.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons