Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Marcos Dias dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-13T13:43:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-13T13:43:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001500 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação investigou a eficácia da educação para o trânsito como um meio de promover a formação humana integral no ensino médio integrado à educação profissional e tecnológica. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada de natureza qualitativa, caracterizada como pesquisa-ação participativa, que envolveu alunos do ensino médio integrado do IFTO, campus Araguaína. A coleta de dados ocorreu durante as rodas de conversa e a observação livre realizada pelo pesquisador, na aplicação da dinâmica didática Os Três Momentos Pedagógicos, de inspiração freiriana. Por meio da análise temática, os resultados deste estudo apontam para a viabilidade de articular a abordagem de segurança viária Visão Zero — fundamentada no princípio de que nenhuma morte ou lesão grave no trânsito é aceitável — com a formação humana integral, promovendo uma educação para o trânsito mais significativa e transformadora. No entanto, o foco da educação para o trânsito — em vez de tentar modificar o comportamento individual dos usuários da via — deve se voltar para o esforço de exigir dos gestores públicos a implementação de melhorias na estrutura viária, de modo que os impactos na redução de sinistros graves se tornem mais eficazes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 14,6 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação para o trânsito | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional e tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação humana integral | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Três momentos pedagógicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Visão Zero | pt_BR |
Título: dc.title | A abordagem Visão Zero na Educação para o Trânsito: caminhos para uma formação humana integral | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Ensino Orientada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação - Marcos Dias.pdf | Dissertação Mestrado PROFEPT | 14,97 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1001500/2/Dissertação - Marcos Dias.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons