A abordagem Visão Zero na Educação para o Trânsito: caminhos para uma formação humana integral

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Marcos Dias dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-13T13:43:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-13T13:43:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Mestradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001500-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação investigou a eficácia da educação para o trânsito como um meio de promover a formação humana integral no ensino médio integrado à educação profissional e tecnológica. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada de natureza qualitativa, caracterizada como pesquisa-ação participativa, que envolveu alunos do ensino médio integrado do IFTO, campus Araguaína. A coleta de dados ocorreu durante as rodas de conversa e a observação livre realizada pelo pesquisador, na aplicação da dinâmica didática Os Três Momentos Pedagógicos, de inspiração freiriana. Por meio da análise temática, os resultados deste estudo apontam para a viabilidade de articular a abordagem de segurança viária Visão Zero — fundamentada no princípio de que nenhuma morte ou lesão grave no trânsito é aceitável — com a formação humana integral, promovendo uma educação para o trânsito mais significativa e transformadora. No entanto, o foco da educação para o trânsito — em vez de tentar modificar o comportamento individual dos usuários da via — deve se voltar para o esforço de exigir dos gestores públicos a implementação de melhorias na estrutura viária, de modo que os impactos na redução de sinistros graves se tornem mais eficazes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent14,6 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação para o trânsitopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação humana integralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrês momentos pedagógicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVisão Zeropt_BR
Título: dc.titleA abordagem Visão Zero na Educação para o Trânsito: caminhos para uma formação humana integralpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Ensino Orientadapt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
Dissertação - Marcos Dias.pdfDissertação Mestrado PROFEPT14,97 MBAdobe PDF/bitstream/capes/1001500/2/Dissertação - Marcos Dias.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons