Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | da Silva Cesário, Frederico | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Martins Machado, José Ricardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-13T12:26:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-13T12:26:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1254 | - |
identificador: dc.identifier.other | Educação a Distância (EaD) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001498 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este artigo analisou os desafios, impactos e perspectivas da educação a distância (EaD). Abordou a adaptação dos sistemas educacionais, a formação docente, as desigualdades digitais e o papel das tecnologias na consolidação do ensino remoto. A reflexão se estende à influência da cibercultura sobre a pedagogia contemporânea, destacando a necessidade de humanização do processo educativo mesmo em ambientes virtuais. Por meio de revisão bibliográfica e análise teórica, o estudo propõe uma compreensão crítica sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e a construção de um modelo educacional mais inclusivo, equitativo e significativo, capaz de atender às novas exigências da sociedade digital. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 636 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a Distância (EaD) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cibercultura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia Contemporânea | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Humanização | pt_BR |
Título: dc.title | Desafios do Ensino a Distância e a Humanização | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons