CAPITÃES DA AREIA: Da opressão à liberdade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUSA JR, Pablo Van Leer Gomes Marçal e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-12T19:02:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-12T19:02:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-12-
identificador: dc.identifier.otherCAPITÃES DA AREIA: Da opressão à liberdadept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001485-
Resumo: dc.description.abstractO presente produto educacional, em forma de blog desenvolvido durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2023 e 2024, cujo produto final é a dissertação intitulada “Capitães da Areia: uma proposta de leitura do romance de Jorge Amado em sala de aula.”, consiste na criação e aplicação de um blog literário voltado à mediação da leitura do romance Capitães da Areia, de Jorge Amado. O blog, disponível em meio digital, foi concebido como ambiente colaborativo de autoria, interpretação e fruição estética, integrando-se à sequência didática aplicada aos estudantes das turmas de 9ºs anos do Ensino Fundamental do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (UFG). A proposta articula as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ao ensino de literatura, promovendo uma abordagem crítica e dialógica, que valoriza a escuta, a argumentação e a autoria discente. As atividades desenvolvidas incluíram discussões temáticas, enquetes interpretativas e produções escritas mediadas pela obra literária, ampliando o espaço da leitura para além do suporte impresso e favorecendo práticas escolares centradas no protagonismo estudantil. Fundamentado teoricamente em autores como Antonio Candido (1995), Paulo Freire (1996), Tzvetan Todorov (2008), Italo Calvino (2007), Bacich; José Moran (2018) entre outros. O produto busca reafirmar o papel da literatura na formação de leitores éticos, críticos e engajados, ao mesmo tempo em que contribui para a consolidação de práticas pedagógicas inovadoras, baseadas em metodologias ativas. A repercussão do blog, que ultrapassou o espaço escolar e foi acessado em diversos países, confirma sua relevância como recurso pedagógico replicável e formativo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.272 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Literaturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de leitor literáriopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRomancept_BR
Palavras-chave: dc.subjectCapitães da Areiapt_BR
Título: dc.titleCAPITÃES DA AREIA: Da opressão à liberdadept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons