
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, SILVANA MARIA APARECIDA VIANA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | FRANQUEIRA, ALBERTO DA SILVA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | VIANA, SILVANETE CRISTO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-11T12:38:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-11T12:38:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08 | - |
| identificador: dc.identifier.other | APRENDER E ENSINAR NO SÉCULO XXI _TECNOLOGIAS, EMOÇÕES E PRÁTICAS ATIVAS | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001470 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Vivemos em uma época marcada por transformações profundas e rápidas, em que a tecnologia permeia praticamente todos os aspectos da vida humana, sobretudo a educação. O século XXI apresenta novos desafios e oportunidades para o processo de ensinar e aprender, exigindo a construção de ambientes educacionais que integrem conhecimentos, habilidades digitais e a sensibilidade emocional, respeitando a complexidade do sujeito aprendiz. Este livro busca justamente explorar essa intersecção entre tecnologia, emoções e práticas pedagógicas ativas, trazendo uma reflexão ampla e atual sobre os caminhos da educação contemporânea. A partir dos textos reunidos, é possível perceber que o aprendizado colaborativo e digital não é apenas uma questão de ferramentas ou recursos, mas sim uma transformação cultural que impacta o cérebro e o modo como construímos conhecimento em rede. Temas como as sinergias entre aprendizagem colaborativa e digital, os riscos éticos da inteligência artificial na educação a distância, e o papel das tecnologias digitais como mediadoras do ensino revelam a necessidade de uma postura crítica e consciente frente às inovações tecnológicas. Além disso, a linguagem digital e as novas formas de comunicação impactam diretamente o cotidiano escolar, exigindo do professor o papel de facilitador 5.0, capaz de atuar com metodologias ativas e práticas colaborativas, promovendo experiências pedagógicas significativas. A integração tecnológica no ambiente escolar não deve ser vista como um fim em si mesma, mas como um meio para potencializar a aprendizagem, respeitando as particularidades dos alunos e valorizando a mediação pedagógica.Outro ponto essencial abordado nos textos é a importância das emoções e da neurociência no processo educativo. Compreender como o cérebro aprende e se adapta ao novo contexto digital é fundamental para desconstruir mitos, como o do aluno multitarefa, e promover uma educação que dialogue com as emoções, fortalecendo vínculos e ampliando a motivação para aprender. Esse olhar neuroeducacional fundamenta a prática docente e contribui para a formação de cidadãos críticos, capazes de exercer sua cidadania digital com responsabilidade e autonomia. Por fim, o conjunto dos textos aponta para a urgência da formação docente em uma era de hiperconectividade, em que o gestor escolar, o professor e a comunidade precisam se reinventar continuamente para enfrentar os desafios e limites do uso das tecnologias digitais na sala de aula. O compromisso com a implementação de metodologias ativas, a reflexão ética sobre o uso das ferramentas digitais e a valorização da educação infantil no contexto do PDCA (Planejar, Executar, Checar, Agir) são aspectos cruciais para a construção de um ambiente educacional dinâmico, inclusivo e eficaz. Este e-Book é, portanto, um convite para educadores, gestores, estudantes e demais interessados na área da educação a refletirem sobre as múltiplas facetas do ensinar e aprender no século XXI. As páginas que seguem trazem discussões, práticas e insights que poderão inspirar e orientar a construção de uma educação mais conectada com as demandas contemporâneas, que respeita o tempo do aluno, valoriza as emoções e aproveita o potencial das tecnologias para tornar o ensino mais ativo e significativo. Esperamos que este material contribua para a construção de ambientes escolares mais democráticos, inclusivos e potentes, onde o conhecimento seja vivenciado com sentido, criatividade e responsabilidade. Que cada capítulo inspire novas ideias, provoque reflexões e desperte nos leitores o desejo de experimentar e transformar o cotidiano da sala de aula com intencionalidade e afeto.Desejamos, assim, que está leitura não apenas informe, mas também inspire. Que ela possa ecoar nas práticas pedagógicas, nas reuniões de planejamento, nos projetos interdisciplinares e nas formações docentes, como um instrumento de partilha, aprendizagem e transformação educativa. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3547 kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunição | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Inteligência Artificial | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Neurociência | pt_BR |
| Título: dc.title | APRENDER E ENSINAR NO SÉCULO XXI: TECNOLOGIAS, EMOÇÕES E PRÁTICAS ATIVAS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons