APRENDER E ENSINAR NO SÉCULO XXI: TECNOLOGIAS, EMOÇÕES E PRÁTICAS ATIVAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, SILVANA MARIA APARECIDA VIANA-
Autor(es): dc.contributor.authorFRANQUEIRA, ALBERTO DA SILVA-
Autor(es): dc.contributor.authorVIANA, SILVANETE CRISTO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-11T12:38:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-11T12:38:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-
identificador: dc.identifier.otherAPRENDER E ENSINAR NO SÉCULO XXI _TECNOLOGIAS, EMOÇÕES E PRÁTICAS ATIVASpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001470-
Resumo: dc.description.abstractVivemos em uma época marcada por transformações profundas e rápidas, em que a tecnologia permeia praticamente todos os aspectos da vida humana, sobretudo a educação. O século XXI apresenta novos desafios e oportunidades para o processo de ensinar e aprender, exigindo a construção de ambientes educacionais que integrem conhecimentos, habilidades digitais e a sensibilidade emocional, respeitando a complexidade do sujeito aprendiz. Este livro busca justamente explorar essa intersecção entre tecnologia, emoções e práticas pedagógicas ativas, trazendo uma reflexão ampla e atual sobre os caminhos da educação contemporânea. A partir dos textos reunidos, é possível perceber que o aprendizado colaborativo e digital não é apenas uma questão de ferramentas ou recursos, mas sim uma transformação cultural que impacta o cérebro e o modo como construímos conhecimento em rede. Temas como as sinergias entre aprendizagem colaborativa e digital, os riscos éticos da inteligência artificial na educação a distância, e o papel das tecnologias digitais como mediadoras do ensino revelam a necessidade de uma postura crítica e consciente frente às inovações tecnológicas. Além disso, a linguagem digital e as novas formas de comunicação impactam diretamente o cotidiano escolar, exigindo do professor o papel de facilitador 5.0, capaz de atuar com metodologias ativas e práticas colaborativas, promovendo experiências pedagógicas significativas. A integração tecnológica no ambiente escolar não deve ser vista como um fim em si mesma, mas como um meio para potencializar a aprendizagem, respeitando as particularidades dos alunos e valorizando a mediação pedagógica.Outro ponto essencial abordado nos textos é a importância das emoções e da neurociência no processo educativo. Compreender como o cérebro aprende e se adapta ao novo contexto digital é fundamental para desconstruir mitos, como o do aluno multitarefa, e promover uma educação que dialogue com as emoções, fortalecendo vínculos e ampliando a motivação para aprender. Esse olhar neuroeducacional fundamenta a prática docente e contribui para a formação de cidadãos críticos, capazes de exercer sua cidadania digital com responsabilidade e autonomia. Por fim, o conjunto dos textos aponta para a urgência da formação docente em uma era de hiperconectividade, em que o gestor escolar, o professor e a comunidade precisam se reinventar continuamente para enfrentar os desafios e limites do uso das tecnologias digitais na sala de aula. O compromisso com a implementação de metodologias ativas, a reflexão ética sobre o uso das ferramentas digitais e a valorização da educação infantil no contexto do PDCA (Planejar, Executar, Checar, Agir) são aspectos cruciais para a construção de um ambiente educacional dinâmico, inclusivo e eficaz. Este e-Book é, portanto, um convite para educadores, gestores, estudantes e demais interessados na área da educação a refletirem sobre as múltiplas facetas do ensinar e aprender no século XXI. As páginas que seguem trazem discussões, práticas e insights que poderão inspirar e orientar a construção de uma educação mais conectada com as demandas contemporâneas, que respeita o tempo do aluno, valoriza as emoções e aproveita o potencial das tecnologias para tornar o ensino mais ativo e significativo. Esperamos que este material contribua para a construção de ambientes escolares mais democráticos, inclusivos e potentes, onde o conhecimento seja vivenciado com sentido, criatividade e responsabilidade. Que cada capítulo inspire novas ideias, provoque reflexões e desperte nos leitores o desejo de experimentar e transformar o cotidiano da sala de aula com intencionalidade e afeto.Desejamos, assim, que está leitura não apenas informe, mas também inspire. Que ela possa ecoar nas práticas pedagógicas, nas reuniões de planejamento, nos projetos interdisciplinares e nas formações docentes, como um instrumento de partilha, aprendizagem e transformação educativa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3547 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectComuniçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInteligência Artificialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNeurociênciapt_BR
Título: dc.titleAPRENDER E ENSINAR NO SÉCULO XXI: TECNOLOGIAS, EMOÇÕES E PRÁTICAS ATIVASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons