Ouvidoria na RFEPCT: espaço de participação social, prevenção e mediação de conflitos

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFGpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCAIXETA, Heloisa Helena Lopes dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorBRITO, Wanderley Azevedo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-10T22:43:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-10T22:43:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-
identificador: dc.identifier.otherOuvidoria na RFEPCT - espaço de participação social, prevenção e mediação de conflitos - ProfEPT - IFGpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001466-
Resumo: dc.description.abstractO presente Produto Educacional (PE), na modalidade de Relatório Técnico/Livro Digital, está integrado à pesquisa que deu origem à dissertação “Ouvidoria, participação social e práticas educativas: caminhos para mediação de conflitos na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”. Essa pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Goiás (IFG). O PE tem como objetivo fornecer orientações com base no referencial teórico, para a atuação efetiva das Ouvidorias na RFEPCT como espaço de mediação de conflitos. A metodologia utilizada no PE abrange uma revisão bibliográfica que, além do estudo da legislação e do referencial teórico-prático sobre o tema, aborda ações da Ouvidoria como espaço de prevenção e mediação de conflitos. Os resultados da pesquisa subsidiaram a construção de um Relatório Técnico/Livro Digital, que apresenta conceitos de participação social, técnicas de prevenção e mediação de conflitos, além de boas práticas de atuação das Ouvidorias na RFEPCT. A versão inicial do PE passa por validação de especialistas na área de Ouvidoria na RFEPCT, selecionados como avaliadores ad hoc. O principal objetivo dessa etapa foi colher contribuições para o seu aperfeiçoamento. Os resultados da avaliação subsidiam ajustes e melhorias na organização e no conteúdo do Livro Digital, preparando-o para sua aplicação. O PE destaca os seguintes achados da pesquisa das Ouvidorias da RFEPCT: 1) Os principais canais de comunicação e atendimento são a Plataforma Fala.BR, suporte presencial, acolhimento por telefone e acompanhamento por E-mail; 2) Cerca de 52,38% das Ouvidorias desenvolvem essas práticas de ações para prevenção de conflitos; 3) Somente 42,86% das Ouvidorias das instituições da RFEPCT afirmam que desenvolvem essas práticas para mediação de conflitos; 4) Das 42 (quarenta e duas) unidades da RFEPCT que responderam à pesquisa, apenas 1 (uma) possui Câmara de Mediação de Conflitos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1496 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOuvidoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectParticipação Socialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMediação de Conflitospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRede Federalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAccountabilypt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Educativaspt_BR
Título: dc.titleOuvidoria na RFEPCT: espaço de participação social, prevenção e mediação de conflitospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais