Formação em Educação Audiovisual para o Trabalho Pedagógico no Ensino Médio Integrado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorde Freitas Pedroso, Janaí-
Autor(es): dc.contributor.authorJairo Fonseca Dos Santos Junior, Nei-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-08T21:52:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-08T21:52:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-08-
identificador: dc.identifier.otherFormação em Educação Audiovisualpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001407-
Resumo: dc.description.abstractEsta formação continuada foi concebida como produto educacional vinculado à pesquisa de mestrado intitulada “DAS TELAS À PERCEPÇÃO: A EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL NO TRABALHO PEDAGÓGICO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – CAMPUS CANOAS/RS”. A investigação insere-se no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Câmpus Charqueadas, alinhando-se à linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e ao macroprojeto 3: “Práticas Educativas no Currículo Integrado”, por buscar o aprimoramento do trabalho pedagógico nesse contexto. Com o propósito de colaborar para o fortalecimento do trabalho pedagógico com a linguagem audiovisual no EMI, fomentando práticas que integrem análise crítica, apreensão estética e processos de criação a partir das produções audiovisuais. Reconhece-se, desse modo, a relevância dessa forma expressiva como via formativa para uma educação emancipatória, ao oferecer instrumentos que possibilitem aos envolvidos interpretar e intervir de modo consciente na circulação de imagens e sons que atravessam a vida contemporânea e o mundo do trabalho. O percurso formativo tem duração de 80 horas e está estruturado em três módulos que se articulam de maneira a favorecer a construção progressiva de saberes: Introdução à Linguagem Audiovisual (1); Linguagens em movimento: tipos de produções audiovisuais (2); Análise crítica da Linguagem audiovisual: possibilidades para o trabalho pedagógico no EMI (3). Em cada módulo, serão disponibilizados materiais complementares, como artigos, textos variados, vídeos, propostas de análise individual e coletiva de obras audiovisuais e demais atividades aplicadas, com a intenção de nutrir as discussões e estimular a apropriação dos conceitos abordados. Alguns desses conteúdos podem ser acessados diretamente por meio de links inseridos nos próprios títulos ou ícones ao longo do texto.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent20.111 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Audiovisualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem Audiovisualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho Pedagógicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorespt_BR
Título: dc.titleFormação em Educação Audiovisual para o Trabalho Pedagógico no Ensino Médio Integradopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons