
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Turcatto, Ana Janete Gonçalves | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Simão, Vera Lúcia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-08T11:57:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-08T11:57:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-26 | - |
| identificador: dc.identifier.other | PE Formação Continuada Professores | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001398 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como propósito a formação continuada de professores, compreendida como processo permanente, reflexivo e essencial para o aprimoramento das práticas pedagógicas diante das exigências de um contexto educacional em constante transformação. Assim, este trabalho teve como objetivo geral analisar as contribuições da proposta de formação continuada de professores do Ensino Fundamental II, na perspectiva da complexidade e transdisciplinaridade nas práticas pedagógicas dos professores em uma escola pública estadual da cidade de Monte Carlo. Para isso, foram delimitados os seguintes objetivos específicos: a) identificar os pressupostos teóricos metodológicos da complexidade e transdisciplinaridade para elaboração de estratégias pedagógicas no Ensino Fundamental II; b) estruturar uma formação continuada de professores na perspectiva da complexidade e transdisciplinaridade, fortalecendo práticas pedagógicas contextualizadas e significativas junto ao estudante; c) avaliar os resultados dos processos de experimentação da proposta de formação continuada aplicados junto aos professores, evidenciando fortalezas e fragilidades; d) desenvolver um produto educacional baseado na proposta da formação continuada dos professores do Ensino Fundamental II na perspectiva da complexidade e transdisciplinaridade. A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Linha de Pesquisa – Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente. Seguiu-se uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, e a metodologia de pesquisa-ação, permitindo a interação entre pesquisadores e participantes no processo de construção do conhecimento. O estudo foi realizado com 19 professores de uma escola estadual de Monte Carlo – SC. As estratégias metodológicas adotadas na pesquisa foram desenvolvidas em três etapas principais: primeiramente, aplicou-se um questionário semiestruturado no Google Forms; no segundo momento, realizou-se a intervenção formativa de 10 horas, a qual foi proporcionada em reuniões pedagógicas; por fim, fez-se o grupo focal por conveniência, como momento final de escuta, reflexão e análise coletiva. Dentre os resultados evidenciados ao longo do estudo, destaca-se a importância da formação continuada como um processo permanente e reflexivo, capaz de promover transformações significativas nas práticas pedagógicas dos professores. Os dados revelaram que, quando os docentes são convidados a refletir criticamente sobre suas ações e têm acesso a propostas formativas contextualizadas, alinhadas aos princípios da complexidade e da transdisciplinaridade, tornam-se mais abertos ao diálogo entre saberes, à interdisciplinaridade e à superação da fragmentação do conhecimento. A pesquisa também apontou para a necessidade de momentos formativos colaborativos, que valorizem as experiências dos professores e incentivem práticas pedagógicas integradoras e inovadoras. Conclui-se que a formação continuada, quando orientada pelos princípios da complexidade e da transdisciplinaridade, contribui significativamente para a ressignificação das práticas pedagógicas. Ao valorizar o diálogo entre saberes, a reflexão crítica e a integração dos conhecimentos, ela fortalece o protagonismo dos professores e amplia as possibilidades de uma educação mais contextualizada, criativa e humanizadora. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 44 páginas | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | formação continuada; complexidade; transdisciplinaridade; práticas pedagógicas. | pt_BR |
| Título: dc.title | FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II: PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB) Mestrado Profissional em Educação Básica | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Formação de Professores | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| PE-Formação-Continuada-Professores.pdf | 11.91 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1001398/2/PE-Formação-Continuada-Professores.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons