FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II: PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARPpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTurcatto, Ana Janete Gonçalves-
Autor(es): dc.contributor.authorSimão, Vera Lúcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-08T11:57:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-08T11:57:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-26-
identificador: dc.identifier.otherPE Formação Continuada Professorespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001398-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem como propósito a formação continuada de professores, compreendida como processo permanente, reflexivo e essencial para o aprimoramento das práticas pedagógicas diante das exigências de um contexto educacional em constante transformação. Assim, este trabalho teve como objetivo geral analisar as contribuições da proposta de formação continuada de professores do Ensino Fundamental II, na perspectiva da complexidade e transdisciplinaridade nas práticas pedagógicas dos professores em uma escola pública estadual da cidade de Monte Carlo. Para isso, foram delimitados os seguintes objetivos específicos: a) identificar os pressupostos teóricos metodológicos da complexidade e transdisciplinaridade para elaboração de estratégias pedagógicas no Ensino Fundamental II; b) estruturar uma formação continuada de professores na perspectiva da complexidade e transdisciplinaridade, fortalecendo práticas pedagógicas contextualizadas e significativas junto ao estudante; c) avaliar os resultados dos processos de experimentação da proposta de formação continuada aplicados junto aos professores, evidenciando fortalezas e fragilidades; d) desenvolver um produto educacional baseado na proposta da formação continuada dos professores do Ensino Fundamental II na perspectiva da complexidade e transdisciplinaridade. A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Linha de Pesquisa – Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente. Seguiu-se uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, e a metodologia de pesquisa-ação, permitindo a interação entre pesquisadores e participantes no processo de construção do conhecimento. O estudo foi realizado com 19 professores de uma escola estadual de Monte Carlo – SC. As estratégias metodológicas adotadas na pesquisa foram desenvolvidas em três etapas principais: primeiramente, aplicou-se um questionário semiestruturado no Google Forms; no segundo momento, realizou-se a intervenção formativa de 10 horas, a qual foi proporcionada em reuniões pedagógicas; por fim, fez-se o grupo focal por conveniência, como momento final de escuta, reflexão e análise coletiva. Dentre os resultados evidenciados ao longo do estudo, destaca-se a importância da formação continuada como um processo permanente e reflexivo, capaz de promover transformações significativas nas práticas pedagógicas dos professores. Os dados revelaram que, quando os docentes são convidados a refletir criticamente sobre suas ações e têm acesso a propostas formativas contextualizadas, alinhadas aos princípios da complexidade e da transdisciplinaridade, tornam-se mais abertos ao diálogo entre saberes, à interdisciplinaridade e à superação da fragmentação do conhecimento. A pesquisa também apontou para a necessidade de momentos formativos colaborativos, que valorizem as experiências dos professores e incentivem práticas pedagógicas integradoras e inovadoras. Conclui-se que a formação continuada, quando orientada pelos princípios da complexidade e da transdisciplinaridade, contribui significativamente para a ressignificação das práticas pedagógicas. Ao valorizar o diálogo entre saberes, a reflexão crítica e a integração dos conhecimentos, ela fortalece o protagonismo dos professores e amplia as possibilidades de uma educação mais contextualizada, criativa e humanizadora.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent44 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectformação continuada; complexidade; transdisciplinaridade; práticas pedagógicas.pt_BR
Título: dc.titleFORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II: PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB) Mestrado Profissional em Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFormação de Professorespt_BR
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