A Educação para o Trânsito no ensino médio integrado: a partir da abordagem Visão Zero

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Marcos Dias dos-
Autor(es): dc.contributor.authorMaldaner, Jair José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-08T01:39:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-08T01:39:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherSequência Didáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001397-
Resumo: dc.description.abstractA presente Sequência Didática constitui o Produto Educacional desenvolvido do ProfEPT do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) campus Palmas, e pesquisa realizada com os alunos do ensino médio do IFTO campus Araguaína. Esta proposta didático-pedagógica foi elaborada com base nos pressupostos da formação humana integral e com aplicação da dinâmica didática Os Três Momentos Pedagógicos (3MPs), de inspiração freiriana, visando a integração do tema transversal "educação para o trânsito" ao currículo do ensino médio integrado. Seu objetivo central é articular os conteúdos dos componentes curriculares de Biologia, Física e Projeto Integrador do ensino médio à problemática do trânsito com a abordagem Visão Zero, promovendo uma formação humana integral. A proposta está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao Código de Trânsito Brasileiro e às diretrizes da Organização das Nações Unidas para a década de ações em segurança viária. Este livreto busca contribuir com professores e gestores da educação básica na elaboração de práticas pedagógicas contextualizadas e omnilaterais, que favoreçam o protagonismo estudantil, a criticidade e a corresponsabilidade social frente aos desafios do trânsito contemporâneo. Este Produto Educacional está vinculado à dissertação: A abordagem Visão Zero na educação para o trânsito: caminhos para uma formação humana integral.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,27 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação para o trânsitopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação humana integralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrês momentos pedagógicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVisão Zeropt_BR
Título: dc.titleA Educação para o Trânsito no ensino médio integrado: a partir da abordagem Visão Zeropt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Ensino Orientadapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons