Educação em Debate: Reflexões e Práticas de Naviraí-MS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Progressopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBatista, Elaine Aparecida Saraiva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-07T22:14:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-07T22:14:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-07-
identificador: dc.identifier.otherEducação em Debate Reflexões e Práticas de Naviraí-MSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001395-
Resumo: dc.description.abstractÉ com grande satisfação que apresentamos à comunidade acadêmica, educacional e à sociedade em geral a obra Educação em Debate: Reflexões e Práticas de Naviraí-MS. Este livro nasce da necessidade de registrar, analisar e compartilhar experiências educacionais significativas, desenvolvidas no contexto do município de Naviraí, Estado de Mato Grosso do Sul, por educadores comprometidos com a transformação social por meio da educação. A obra configura-se como um espaço de interlocução entre teoria e prática, entre os desafios cotidianos da escola e as proposições pedagógicas contemporâneas. Organizado a partir de múltiplas vozes e olhares, o livro reúne textos que abordam temas essenciais à educação, como práticas pedagógicas inovadoras, inclusão, formação docente, gestão democrática, interdisciplinaridade, diversidade cultural, entre outros assuntos que compõem o vasto e complexo universo educacional. Cada capítulo deste compêndio é fruto de investigações, experiências vivenciadas e reflexões críticas dos autores, os quais, profundamente envolvidos com a realidade educacional local, apresentam contribuições que dialogam com a literatura científica da área e, ao mesmo tempo, respondem às demandas concretas das escolas de Naviraí. Essa articulação entre o saber acadêmico e o saber da prática revela o potencial transformador da educação quando pautada pelo compromisso ético, pela reflexão crítica e pelo engajamento coletivo. Mais do que um simples repositório de experiências, Educação em Debate: Reflexões e Práticas de Naviraí-MS se propõe como uma ferramenta de formação, inspirando educadores, gestores, pesquisadores e estudantes a repensarem suas práticas e a fortalecerem o papel da escola como espaço de construção de cidadania, de emancipação e de humanização. Desejamos que esta obra possa contribuir significativamente para o enriquecimento das discussões educacionais em nível local, regional e nacional, promovendo a valorização da educação pública, gratuita, laica e de qualidade, e reafirmando o compromisso de Naviraí com uma educação transformadora e socialmente referenciada.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent847pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação, pesquisa e tópicos relacionadospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInteração entre aprendizagem cotidiana e escolarpt_BR
Título: dc.titleEducação em Debate: Reflexões e Práticas de Naviraí-MSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons