Sequência didática para o ensino de botânica numa perspectiva inclusiva

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFranco, Talita Moura-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Renata Carmo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-07T13:45:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-07T13:45:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional - Talita Moura Francopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001369-
Resumo: dc.description.abstractEste guia é um produto educacional que apresenta uma sequência de atividades didáticas para auxiliar aos professores de Ciências e Biologia a oferecer aulas que incluam todos os seus estudantes. Traz as plantas como objeto de estudo, para integrar os conhecimentos e estimular o interesse em sala de aula. Nossa proposta visa possibilitar aos professores uma prática pedagógica que favoreça a inclusão escolar de todos os seus estudantes, incluindo efetivamente aqueles público-alvo da educação especial. Esta sequência didática foi desenvolvida como uma proposta de pesquisa da prática docente da primeira autora, por meio de uma abordagem com atividades que possibilitam o envolvimento e aprendizagem de todos os estudantes. Considerar a perspectiva da inclusão escolar em um planejamento de aula requer do professor a perspectiva de proporcionar um ambiente que atenda as necessidades diversas dos estudantes, como nos traz Mantoan (2015) e Mendes (2006). A diversidade em um grupo de estudantes é uma característica que necessita de um olhar mais abrangente, para além de focar nos estudantes com necessidades mais específicas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent12255 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectbotânicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de Ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectinclusãopt_BR
Título: dc.titleSequência didática para o ensino de botânica numa perspectiva inclusivapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons