
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira Castilho, Caroline | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Barcia Rodrigues, Caroline | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Sarmento Cruz, Cristiane | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Alvarenga de Almeida Duarte, Luan | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento Bicalho, Felipe | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-07T13:06:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-07T13:06:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1227 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Neurodesenvolvimento Infantil | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001363 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo aborda os efeitos da exposição excessiva às telas durante a primeira infância e suas implicações no neurodesenvolvimento infantil. A revolução digital tem inserido dispositivos eletrônicos no cotidiano das famílias, levando crianças a um contato precoce com mídias digitais. A primeira infância, período marcado por intensa neuroplasticidade, depende fortemente de interações sensoriais, sociais e motoras para o desenvolvimento saudável do cérebro. A pandemia de COVID-19 intensificou a exposição das crianças às telas, superando as recomendações da Academia Americana de Pediatria. A literatura aponta que o uso excessivo de telas está associado a déficits no desenvolvimento cognitivo, atraso na linguagem expressiva, prejuízos na função executiva e alterações estruturais na substância branca cerebral. As teorias de Piaget, da neuroplasticidade e da integração sensorial oferecem base teórica para compreender como o uso de telas pode interferir na construção ativa do conhecimento infantil. Por meio de uma revisão narrativa da literatura, com base em descritores DeCS e seleção de estudos relevantes, evidenciou-se que o tempo de tela substitui interações fundamentais para o desenvolvimento infantil. Estudos longitudinais e com neuroimagem demonstram alterações no cérebro de crianças com uso elevado de mídias digitais. Conclui-se que o uso de telas deve ser controlado e mediado por adultos, especialmente nos primeiros cinco anos de vida, visando preservar a saúde neurológica e o desenvolvimento global da criança. A atuação integrada de profissionais de saúde, educadores e famílias é essencial para aplicação eficaz dessas recomendações. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 359 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Neurodesenvolvimento | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Primeira Infância, | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Uso Excessivo às Telas | pt_BR |
| Título: dc.title | Exposição às Telas Durante a Primeira Infância: Implicações para o Neurodesenvolvimento Infantil | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons