
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Silvana Maria Aparecida Viana | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Franqueira, Alberto da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Viana, Silvanete Cristo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-07T04:50:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-07T04:50:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Educação Digital e Inclusão | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001361 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Vivemos em uma era onde a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano educacional, abrindo portas para novas formas de ensinar e aprender. A educação digital oferece inúmeras oportunidades para tornar o processo de ensino mais acessível, dinâmico e personalizado. No entanto, ao mesmo tempo, esse avanço traz desafios que precisam ser enfrentados para garantir que todos os alunos, especialmente aqueles com necessidades especiais, possam usufruir dos benefícios da tecnologia. A inclusão digital é um passo fundamental para que a educação seja realmente democrática e igualitária. Tecnologias acessíveis, como softwares adaptativos, leitores de tela, legendas e recursos audiovisuais, ampliam as possibilidades de participação dos estudantes com deficiências. Além disso, ambientes virtuais de aprendizagem podem ser configurados para respeitar diferentes ritmos e estilos de aprendizado, promovendo um ensino mais humanizado e eficaz. Por outro lado, a inclusão digital ainda esbarra em barreiras significativas. A falta de infraestrutura adequada, o acesso desigual à internet e dispositivos tecnológicos, e a carência de formação específica para educadores são obstáculos que dificultam a implementação efetiva da educação digital inclusiva. Esses desafios exigem políticas públicas e investimentos direcionados para minimizar as desigualdades e ampliar a participação de todos os estudantes. Este eBook apresenta um panorama detalhado das tecnologias educacionais disponíveis e como elas podem ser utilizadas para promover a inclusão. Também aborda as principais dificuldades enfrentadas por escolas, professores e alunos, apontando soluções práticas e experiências de sucesso que ilustram como a educação digital pode ser transformadora quando aplicada com consciência e cuidado. Além disso, refletimos sobre o papel dos educadores na construção de ambientes virtuais acessíveis, destacando a importância da capacitação contínua e do desenvolvimento de metodologias adaptativas. A tecnologia, por si só, não garante inclusão; é o uso inteligente e humanizado desses recursos que realmente faz a diferença no processo educativo. Por fim, este eBook é um convite à reflexão e ação conjunta entre educadores, gestores, famílias e formuladores de políticas para superar os desafios e aproveitar as oportunidades que a educação digital oferece. Ao promover a inclusão, não estamos apenas democratizando o acesso ao conhecimento, mas também construindo uma sociedade mais justa, diversa e preparada para o futuro. Boa leitura e que esta jornada fortaleça seu papel como agente de inovação na educação! | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2043 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Processamento de dados / Educação por computador | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Interação entre aprendizagem cotidiana e escolar | pt_BR |
| Título: dc.title | Educação Digital e Inclusão: Oportunidades e Desafios | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Educação Digital e Inclusão.pdf | 2.04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1001361/2/Educação Digital e Inclusão.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons