Construindo conceitos a partir da fanfic

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUERJ /CAp-
Autor(es): dc.contributor.authorGuimarães, Silvia Adélia Henrique-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Natali Cristina de-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Welington Silva Santana de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-07T01:57:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-07T01:57:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-30-
identificador: dc.identifier.otherConstruindo conceitos com Fanfic-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001359-
Resumo: dc.description.abstractEsta proposta didática está dividida em quatro partes, compostas por: 1) fanfic autoral, intitulada “Alice no país do conhecimento”; 2) sugestões de vivências textuais criativas; 3) proposta de atividades pautadas em sequências e gêneros textuais; 4) proposta de atividades linguístico-textual-discursivas; e 5) sugestões para docentes. A proposta foi elaborada na intersecção entre o projeto de Iniciação à Docência “Estratégias de popularização do discurso científico em materiais didáticos de língua portuguesa” (UERJ/CETREINA) e o projeto de extensão “Café com Método: Estratégias de popularização do pensamento científico aplicado aos estudos de linguagem” (UERJ/DEPEXT). Nos projetos, assumimos a popularização da ciência como forma de democratizar a participação das diferentes camadas sociais nas tomadas de decisões políticas – especialmente naquelas relacionadas ao desenvolvimento científico e tecnológico que beneficiem a coletividade e diminuam as desigualdades (Freire, 2021; Piccoli, Stecanela, 2023). A proposta de aula justifica-se na necessidade de provocar estranhamento em um discurso educacional que naturaliza-elitiza certos modos de fazer ciência, e que apaga outros, cristalizando a hierarquização das diferentes ciências, bem como uma compreensão equivocada a respeito de outras (tal como a crença de que imposições gramaticais seja a ciência que o curso de Letras produz). Por meio da materialidade de uma fanfic que explicita os conceitos de ontologia, epistemologia e metodologia, a proposta de aula projeta uma leitura linguístico-textual-discursiva do texto, enquanto provoca vivências com/sobre sequências e gêneros textuais e sugere experiências com escrita criativa. São bem-vindos os feedbacks das pessoas que utilizarem/adaptarem esta proposta, de modo que possamos continuar pensando em sua instrumentalidade na popularização do discurso científico; e também na instrumentalização de professores atuantes na Educação Básica com outros materiais didáticos sob a ótica da popularização (metadiscursiva) do discurso científico: cafecommetodo@gmail.com.-
Tamanho: dc.format.extent1,09 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação linguística-
Palavras-chave: dc.subjectFanfic-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemologia-
Palavras-chave: dc.subjectOntologia-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia-
Título: dc.titleConstruindo conceitos a partir da fanfic-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseLetras-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineExtensão universitária-
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
Construindo conceitos com fanfic.pdfOntologia, Epistemologia e Metodologia: Construindo conceitos com Fanfic1.13 MBAdobe PDF/bitstream/capes/1001359/2/Construindo conceitos com fanfic.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons