
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UERJ /CAp | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Guimarães, Silvia Adélia Henrique | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Natali Cristina de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Welington Silva Santana de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-07T01:57:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-07T01:57:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-30 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Construindo conceitos com Fanfic | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001359 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta proposta didática está dividida em quatro partes, compostas por: 1) fanfic autoral, intitulada “Alice no país do conhecimento”; 2) sugestões de vivências textuais criativas; 3) proposta de atividades pautadas em sequências e gêneros textuais; 4) proposta de atividades linguístico-textual-discursivas; e 5) sugestões para docentes. A proposta foi elaborada na intersecção entre o projeto de Iniciação à Docência “Estratégias de popularização do discurso científico em materiais didáticos de língua portuguesa” (UERJ/CETREINA) e o projeto de extensão “Café com Método: Estratégias de popularização do pensamento científico aplicado aos estudos de linguagem” (UERJ/DEPEXT). Nos projetos, assumimos a popularização da ciência como forma de democratizar a participação das diferentes camadas sociais nas tomadas de decisões políticas – especialmente naquelas relacionadas ao desenvolvimento científico e tecnológico que beneficiem a coletividade e diminuam as desigualdades (Freire, 2021; Piccoli, Stecanela, 2023). A proposta de aula justifica-se na necessidade de provocar estranhamento em um discurso educacional que naturaliza-elitiza certos modos de fazer ciência, e que apaga outros, cristalizando a hierarquização das diferentes ciências, bem como uma compreensão equivocada a respeito de outras (tal como a crença de que imposições gramaticais seja a ciência que o curso de Letras produz). Por meio da materialidade de uma fanfic que explicita os conceitos de ontologia, epistemologia e metodologia, a proposta de aula projeta uma leitura linguístico-textual-discursiva do texto, enquanto provoca vivências com/sobre sequências e gêneros textuais e sugere experiências com escrita criativa. São bem-vindos os feedbacks das pessoas que utilizarem/adaptarem esta proposta, de modo que possamos continuar pensando em sua instrumentalidade na popularização do discurso científico; e também na instrumentalização de professores atuantes na Educação Básica com outros materiais didáticos sob a ótica da popularização (metadiscursiva) do discurso científico: cafecommetodo@gmail.com. | - |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,09 MB | - |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação linguística | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fanfic | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Epistemologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ontologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
| Título: dc.title | Construindo conceitos a partir da fanfic | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Curso: dc.subject.course | Letras | - |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Extensão universitária | - |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Construindo conceitos com fanfic.pdf | Ontologia, Epistemologia e Metodologia: Construindo conceitos com Fanfic | 1.13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1001359/2/Construindo conceitos com fanfic.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons