Teatro em sala de aula: Uma possibilidade metodológica para o ensino de História

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Paraná - Unesparpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Celito-
Autor(es): dc.contributor.authorLontra Fagundes, Bruno Flávio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-06T10:51:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-06T10:51:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-06-
identificador: dc.identifier.otherDissertação ProfHistória_Celito Ribeiropt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001354-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional (Profhistória) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), investiga o uso do teatro como metodologia no ensino de História, no Colégio Estadual São Judas Tadeu (Quinta do Sol, PR). O objetivo principal é analisar a aplicação do teatro como ferramenta pedagógica como recurso principalmente para o ensino de história, buscando identificar seu potencial para estimular a observação e a análise comparativa de diferentes culturas ao longo do tempo. A pesquisa explora como o teatro pode tornar os alunos protagonistas no processo de ensino-aprendizagem, promovendo uma articulação dinâmica com o conteúdo histórico e o ensino-aprendizagem da História. Adicionalmente, são examinados os desafios e as possibilidades associados à utilização do teatro como metodologia de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida com duas turmas de 2ª série, uma do Ensino Médio e outra de Formação de Docentes . O produto final da dissertação é a produção e encenação de uma peça teatral que apresenta a história da humanidade em ordem cronológica. O Tempo é o personagem central, representando as mudanças, transformações, rupturas e permanências da experiência humana. A encenação abrange desde os primórdios da humanidade, passando pela Pré-história, História Antiga (Egito, Grécia, Roma), Idade Média, Renascimento, e culmina no encontro entre portugueses e povos originários. A elaboração do roteiro, figurinos e adereços visa aprimorar a colaboração e a receptividade dos alunos em relação ao ensino de História. A proposta busca incentivar a reflexão sobre o passado, enfatizar o respeito pelas estruturas temporais e estimular a construção de uma sociedade mais consciente no presente e no futuro.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.620 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes e Práticas no Espaço Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeatropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologiapt_BR
Título: dc.titleTeatro em sala de aula: Uma possibilidade metodológica para o ensino de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons