Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Paraná - Unespar | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Celito | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lontra Fagundes, Bruno Flávio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-06T10:51:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-06T10:51:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação ProfHistória_Celito Ribeiro | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001354 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional (Profhistória) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), investiga o uso do teatro como metodologia no ensino de História, no Colégio Estadual São Judas Tadeu (Quinta do Sol, PR). O objetivo principal é analisar a aplicação do teatro como ferramenta pedagógica como recurso principalmente para o ensino de história, buscando identificar seu potencial para estimular a observação e a análise comparativa de diferentes culturas ao longo do tempo. A pesquisa explora como o teatro pode tornar os alunos protagonistas no processo de ensino-aprendizagem, promovendo uma articulação dinâmica com o conteúdo histórico e o ensino-aprendizagem da História. Adicionalmente, são examinados os desafios e as possibilidades associados à utilização do teatro como metodologia de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida com duas turmas de 2ª série, uma do Ensino Médio e outra de Formação de Docentes . O produto final da dissertação é a produção e encenação de uma peça teatral que apresenta a história da humanidade em ordem cronológica. O Tempo é o personagem central, representando as mudanças, transformações, rupturas e permanências da experiência humana. A encenação abrange desde os primórdios da humanidade, passando pela Pré-história, História Antiga (Egito, Grécia, Roma), Idade Média, Renascimento, e culmina no encontro entre portugueses e povos originários. A elaboração do roteiro, figurinos e adereços visa aprimorar a colaboração e a receptividade dos alunos em relação ao ensino de História. A proposta busca incentivar a reflexão sobre o passado, enfatizar o respeito pelas estruturas temporais e estimular a construção de uma sociedade mais consciente no presente e no futuro. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.620 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes e Práticas no Espaço Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | pt_BR |
Título: dc.title | Teatro em sala de aula: Uma possibilidade metodológica para o ensino de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação ProfHistória_Celito Ribeiro.pdf | 3,62 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1001354/2/Dissertação ProfHistória_Celito Ribeiro.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons