
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Eugênio Correa, Katia Regina | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Mendes Prestes Cambruzzi, Ednea | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Antunes Torres, Milton | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-05T15:02:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-05T15:02:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1221 | - |
| identificador: dc.identifier.other | A Educação na Era Digital | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001347 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A era digital transformou a interação com o mundo, com tecnologias como smartphones e tablets se tornando comuns em diversas esferas da vida. Essas mudanças apresentam novas oportunidades e desafios para a educação, especialmente no processo de alfabetização. Este artigo destaca a importância da incorporação das tecnologias digitais na prática pedagógica na alfabetização. A integração das tecnologias digitais deve estimular a reflexão e aplicação do conhecimento, desenvolvendo o senso crítico e a competência informacional dos alunos. O artigo aborda três tópicos principais: tecnologias digitais e a alfabetização, explorando como elas podem apoiar o processo de ensino-aprendizagem. Utiliza-se de uma pesquisa bibliográfica baseada em artigos científicos e livros. A tecnologia digital, quando integrada de maneira significativa, tem o potencial de transformar o ensino-aprendizagem. Entende-se que a escola deve incorporar as tecnologias digitais não apenas como ferramentas, mas como elementos que facilitam a aprendizagem universal promovendo um aprendizado contínuo e flexível. A multimodalidade presente nos dispositivos digitais enriquece o letramento dos alunos e proporciona uma interação mais ativa. A integração das tecnologias digitais na educação exige a capacitação contínua dos educadores e uma abordagem pedagógica inovadora. Professores devem estar preparados para utilizar essas ferramentas de forma eficaz, criando um ambiente de aprendizagem envolvente e educativo. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 703 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Contemporânea | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Era Digital | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Smartphones | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Redes Sociais | pt_BR |
| Título: dc.title | A Alfabetização em Tempos de Smartphones e Redes Sociais: Contextualizando o Impacto Dessas Tecnologias na Educação Contemporânea | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons