A Alfabetização em Tempos de Smartphones e Redes Sociais: Contextualizando o Impacto Dessas Tecnologias na Educação Contemporânea

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorEugênio Correa, Katia Regina-
Autor(es): dc.contributor.authorMendes Prestes Cambruzzi, Ednea-
Autor(es): dc.contributor.authorAntunes Torres, Milton-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-05T15:02:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-05T15:02:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1221-
identificador: dc.identifier.otherA Educação na Era Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001347-
Resumo: dc.description.abstractA era digital transformou a interação com o mundo, com tecnologias como smartphones e tablets se tornando comuns em diversas esferas da vida. Essas mudanças apresentam novas oportunidades e desafios para a educação, especialmente no processo de alfabetização. Este artigo destaca a importância da incorporação das tecnologias digitais na prática pedagógica na alfabetização. A integração das tecnologias digitais deve estimular a reflexão e aplicação do conhecimento, desenvolvendo o senso crítico e a competência informacional dos alunos. O artigo aborda três tópicos principais: tecnologias digitais e a alfabetização, explorando como elas podem apoiar o processo de ensino-aprendizagem. Utiliza-se de uma pesquisa bibliográfica baseada em artigos científicos e livros. A tecnologia digital, quando integrada de maneira significativa, tem o potencial de transformar o ensino-aprendizagem. Entende-se que a escola deve incorporar as tecnologias digitais não apenas como ferramentas, mas como elementos que facilitam a aprendizagem universal promovendo um aprendizado contínuo e flexível. A multimodalidade presente nos dispositivos digitais enriquece o letramento dos alunos e proporciona uma interação mais ativa. A integração das tecnologias digitais na educação exige a capacitação contínua dos educadores e uma abordagem pedagógica inovadora. Professores devem estar preparados para utilizar essas ferramentas de forma eficaz, criando um ambiente de aprendizagem envolvente e educativo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent703 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Contemporâneapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEra Digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSmartphonespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRedes Sociaispt_BR
Título: dc.titleA Alfabetização em Tempos de Smartphones e Redes Sociais: Contextualizando o Impacto Dessas Tecnologias na Educação Contemporâneapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons