A Pedagogia da Mironga do Mestre Griô Dilermando Freitas: Por Entre o Encanto e o Segredo

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Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFreitas, Dilermando-
Autor(es): dc.contributor.authorMartins, Felipe-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-05T14:46:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-05T14:46:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1219-
identificador: dc.identifier.otherPedagogia da Mirongapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001336-
Resumo: dc.description.abstractEste artigo apresenta um recorte da proposta da Pedagogia da Mironga, desenvolvida pelo Mestre Griô Dilermando Freitas, articulando encanto e segredo. A experiência, realizada no âmbito do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Narrativa, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS) e do Programa de Educação Tutorial Fronteiras: Saberes e Práticas Populares (PET Fronteiras), é tomada como perspectiva de aproximação e reflexão acerca de saberes que tensionam as fronteiras entre universidade e comunidade, ciência e práticas populares. O trabalho apoia-se nos percursos, reflexões e desafios empreendidos pelos grupos ao longo de vinte anos, fundamentando-se na etnografia surrealista (CLIFFORD, 2002), reelaborada como “surrealização” da escrita de pesquisa (BUSSOLETTI, 2007), e nos projetos do PET Fronteiras, que buscam estabelecer conexões entre saberes populares e a universidade, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e reduzindo hierarquias que, historicamente, conferem poder superior às produções acadêmicas. A investigação insere-se na perspectiva das epistemologias não coloniais, dialogando com autores como Walter Benjamin, Nego Bispo, Luiz Rufino e Luiz Antônio Simas e, de forma central, com a experiência narrativa dos Mestres da Cultura, representada na prática do Mestre Griô Dilermando Freitas. O fio condutor entre os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão e o trabalho do Mestre Dilermando é a luta acadêmica e política contra o empobrecimento da experiência narrativa, tal como instaurada pela modernidade capitalista. A partir da proposta do Mestre Griô, o artigo referencia a importância dos saberes da mironga, reconhecendo sua dimensão de segredo e sua potência de encantamento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent416 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia da Mirongapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes Popularespt_BR
Título: dc.titleA Pedagogia da Mironga do Mestre Griô Dilermando Freitas: Por Entre o Encanto e o Segredopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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