Guia pedagógico: orientações sobre a alfabetização para o desenvolvimento do projeto integrador

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasíliapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Silva, Juliana Rocha de Faria Daianne Maria Barbosa da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-04T17:54:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-04T17:54:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-25-
identificador: dc.identifier.otherGuia pedagógicopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001327-
Resumo: dc.description.abstractO presente produto educacional foi direcionado a professores e estudantes do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Educacionais, do Instituto Federal de Brasília – Campus São Sebastião. O objetivo do produto é subsidiar estudantes e professores na compreensão de como os princípios da Pedagogia Histórico-Crítica podem orientar a construção de produtos tecnológicos educacionais no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Sua estrutura flexível, acompanhada de fundamentação teórica, roteiro didático e exemplos de aplicação, permite que o material seja utilizado por professores de diferentes áreas que atuam com projetos interdisciplinares, projetos integradores ou com o ensino técnico vinculado à formação docente. O material foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica e da aplicação de uma ação interventiva. Nessa intervenção, foi proposto um roteiro de atividades com base na Pedagogia Histórico-Crítica. Após a aplicação das atividades, realizou-se uma análise qualitativa das produções dos estudantes e das percepções por eles manifestadas sobre a experiência vivida. Como resultado, foi possível sistematizar um produto educacional, que passou por uma etapa de validação com pedagogos do referido curso. Depois de algumas adequações, o material foi finalizado em formato de guia, enquadrando-se na categoria de material didático/instrucional. Por estar disponível em formato digital e utilizar uma linguagem acessível, o material tem seu alcance ampliado, possibilitando adaptações às especificidades de diferentes contextos e favorecendo sua replicação em outras realidades educacionais. O guia digital é composto por 41 páginas e apresenta, em sua estrutura, os seguintes elementos: capa, ficha técnica, nota sobre as autoras, sumário e uma seção introdutória denominada "Apresentação". O conteúdo central está organizado em quatro capítulos, a saber: Capítulo 1: Alfabetização e Educação Profissional e Tecnológica (EPT): um diálogo necessário, Capítulo 2: Projeto Integrador, Capítulo 3: Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e Capítulo 4: Alfabetização e a Pedagogia Histórico-Crítica. Além desses, o material inclui um tópico dedicado às considerações finais, seguido pelas referências bibliográficas que fundamentaram a elaboração do produto educacional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent42 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Histórico-Críticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectprojeto integradorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectalfabetizaçãopt_BR
Título: dc.titleGuia pedagógico: orientações sobre a alfabetização para o desenvolvimento do projeto integradorpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons