MUITO ALÉM DAS 30 LINHAS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO – MANUAL DE ATIVIDADES

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLONOLOGIA DO TOCANTINSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTAVARES, PALOMA APARECIDA MATOS-
Autor(es): dc.contributor.authorCAVALCANTE, RIVADAVIA PORTO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-04T16:04:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-04T16:04:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-16-
identificador: dc.identifier.otherMUITO ALÉM DAS 30 LINHAS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO – MANUAL DE ATIVIDADESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001309-
Resumo: dc.description.abstractAPRESENTAÇÃO: Prezado(a) Professor(a), Este manual de atividades práticas constitui um produto educacional resultante da pesquisa-ação Muito além das trinta linhas: uma proposta de manual de atividades para trabalho o pedagógico com o gênero do argumentar no ensino médio integrado, desenvolvida no âmbito do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Campus Palmas. Vinculado à linha de pesquisa Práticas Educativas em EPT, o material integra o Macroprojeto 3, que se dedica à elaboração de propostas pedagógicas e materiais didáticos voltados ao fortalecimento do currículo e da formação profissional integrada em contextos educacionais diversificados. O presente manual surge como resposta a desafios recorrentes no ensino dos gêneros do argumentar, especialmente devido à escassez de recursos didáticos que articulem teoria e prática de maneira sistemática e interdisciplinar. No contexto da experiência docente que fundamenta esta proposta, constatou-se que grande parte dos materiais disponíveis em plataformas digitais apresenta abordagens metodológicas reducionistas, frequentemente limitadas à memorização de modelos preestabelecidos e desconectadas das práticas reais de comunicação e argumentação. Diante dessa lacuna, e respaldada pelos achados da pesquisa e pelos debates promovidos no ProfEPT, esta proposta assume um caráter interdisciplinar e crítico, compreendendo a argumentação não como um modelo textual fixo e avaliativo, mas como uma prática social dinâmica. Essa abordagem possibilita a exploração de múltiplos gêneros argumentativos, contribuindo para a ampliação das competências comunicativas dos estudantes em diferentes contextos discursivos. As atividades propostas fundamentam-se na perspectiva do Letramento Crítico e na Didática dos Gêneros Textuais, compreendendo a linguagem como um fenômeno social e discursivo. A abordagem adotada enfatiza a articulação entre textualidade, discursos, leitura, escrita e comunicação argumentativa, superando a reprodução mecânica de formatos convencionais. Ao promover um letramento crítico-argumentativo, busca-se preparar os estudantes para interações comunicativas mais complexas, essenciais tanto no meio acadêmico quanto no mundo do trabalho. A ausência dessa formação no contexto educacional brasileiro tem se refletido na reprodução de desigualdades e na limitação do acesso de estudantes da rede pública ao ensino superior e às exigências do do mundo do trabalho contemporâneo, caracterizado por demandas interdisciplinares e ampla capacidade de argumentação. Dessa forma, este manual destina-se a professores de Língua Portuguesa e de outras áreas do conhecimento que atuam em cursos técnicos integrados ao ensino médio, bem como a estagiários de licenciatura, pedagogos e educadores envolvidos na formulação de currículos e projetos pedagógicos. Seu principal objetivo é oferecer um material didático orientador para a didatização da argumentação, contribuindo para a superação dos desafios pedagógicos associados ao ensino de linguagem . Busca-se, assim, fomentar o desenvolvimento da competência argumentativa e do letramento crítico dos estudantes, preparando-os para atuar de forma reflexiva e crítica na sociedade contemporânea. Como destacam Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), o ensino médio constitui um período determinante para o amadurecimento e a tomada de decisões dos jovens, sendo a construção dessas competências um fator essencial para sua trajetória acadêmica e profissional.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e comunicação argumentativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional e tecnolpogicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGênero argumentativopt_BR
Título: dc.titleMUITO ALÉM DAS 30 LINHAS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO – MANUAL DE ATIVIDADESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM EDUCAÇÃO PRFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRPATICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
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