
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLONOLOGIA DO TOCANTINS | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | TAVARES, PALOMA APARECIDA MATOS | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | CAVALCANTE, RIVADAVIA PORTO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-04T16:04:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-04T16:04:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-16 | - |
| identificador: dc.identifier.other | MUITO ALÉM DAS 30 LINHAS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO – MANUAL DE ATIVIDADES | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001309 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | APRESENTAÇÃO: Prezado(a) Professor(a), Este manual de atividades práticas constitui um produto educacional resultante da pesquisa-ação Muito além das trinta linhas: uma proposta de manual de atividades para trabalho o pedagógico com o gênero do argumentar no ensino médio integrado, desenvolvida no âmbito do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Campus Palmas. Vinculado à linha de pesquisa Práticas Educativas em EPT, o material integra o Macroprojeto 3, que se dedica à elaboração de propostas pedagógicas e materiais didáticos voltados ao fortalecimento do currículo e da formação profissional integrada em contextos educacionais diversificados. O presente manual surge como resposta a desafios recorrentes no ensino dos gêneros do argumentar, especialmente devido à escassez de recursos didáticos que articulem teoria e prática de maneira sistemática e interdisciplinar. No contexto da experiência docente que fundamenta esta proposta, constatou-se que grande parte dos materiais disponíveis em plataformas digitais apresenta abordagens metodológicas reducionistas, frequentemente limitadas à memorização de modelos preestabelecidos e desconectadas das práticas reais de comunicação e argumentação. Diante dessa lacuna, e respaldada pelos achados da pesquisa e pelos debates promovidos no ProfEPT, esta proposta assume um caráter interdisciplinar e crítico, compreendendo a argumentação não como um modelo textual fixo e avaliativo, mas como uma prática social dinâmica. Essa abordagem possibilita a exploração de múltiplos gêneros argumentativos, contribuindo para a ampliação das competências comunicativas dos estudantes em diferentes contextos discursivos. As atividades propostas fundamentam-se na perspectiva do Letramento Crítico e na Didática dos Gêneros Textuais, compreendendo a linguagem como um fenômeno social e discursivo. A abordagem adotada enfatiza a articulação entre textualidade, discursos, leitura, escrita e comunicação argumentativa, superando a reprodução mecânica de formatos convencionais. Ao promover um letramento crítico-argumentativo, busca-se preparar os estudantes para interações comunicativas mais complexas, essenciais tanto no meio acadêmico quanto no mundo do trabalho. A ausência dessa formação no contexto educacional brasileiro tem se refletido na reprodução de desigualdades e na limitação do acesso de estudantes da rede pública ao ensino superior e às exigências do do mundo do trabalho contemporâneo, caracterizado por demandas interdisciplinares e ampla capacidade de argumentação. Dessa forma, este manual destina-se a professores de Língua Portuguesa e de outras áreas do conhecimento que atuam em cursos técnicos integrados ao ensino médio, bem como a estagiários de licenciatura, pedagogos e educadores envolvidos na formulação de currículos e projetos pedagógicos. Seu principal objetivo é oferecer um material didático orientador para a didatização da argumentação, contribuindo para a superação dos desafios pedagógicos associados ao ensino de linguagem . Busca-se, assim, fomentar o desenvolvimento da competência argumentativa e do letramento crítico dos estudantes, preparando-os para atuar de forma reflexiva e crítica na sociedade contemporânea. Como destacam Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), o ensino médio constitui um período determinante para o amadurecimento e a tomada de decisões dos jovens, sendo a construção dessas competências um fator essencial para sua trajetória acadêmica e profissional. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e comunicação argumentativa | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional e tecnolpogica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Gênero argumentativo | pt_BR |
| Título: dc.title | MUITO ALÉM DAS 30 LINHAS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO – MANUAL DE ATIVIDADES | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM EDUCAÇÃO PRFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PRPATICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto educacional avaliado.pdf | 33,02 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1001309/2/Produto educacional avaliado.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons