Marcas (In)visíveis e duradouras da escravidão: Leituras a contrapelo no Ensino de História

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Paraná - Unesparpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNunes Boina, Julia Quezia-
Autor(es): dc.contributor.authorSimioni França, Cyntia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-04T11:22:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-04T11:22:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-20-
identificador: dc.identifier.otherDissertação ProfHistória_Julia Quezia Nunes Boinapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001299-
Resumo: dc.description.abstractEste projeto tem como objetivo produzir conhecimentos históricos-educacionais a partir de práticas de rememorações, tendo como mote de reflexão o racismo no Brasil. Este trabalho foi construído com estudantes do 3º ano do ensino médio, em uma escola Estadual, na cidade de Boa Esperança - PR. Instigamos os estudantes a narrarem suas experiências e percepções sobre o racismo na sociedade brasileira. A metodologia foi ancorada pelo filósofo Walter Benjamin (1985) para trabalhar com práticas de rememoração por meio de alegorias como músicas, literatura, fragmentos fílmicos, jornais e imagens para estimular as memórias dos estudantes na produção de narrativas escritas e iconográficas. Tais narrativas foram condensadas em mônadas, aporte teórico-metodológico benjaminiano. As rememorações estimulam as reflexões sobre injustiças sociais e preconceitos enfrentados pelos afro-brasileiros em nosso país. Além disso, o trabalho envereda por uma abordagem decolonial, superando visões unilaterais e com diálogos mais inclusivos e plurais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.320MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectracismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmemóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsaberes e práticas no espaço escolarpt_BR
Título: dc.titleMarcas (In)visíveis e duradouras da escravidão: Leituras a contrapelo no Ensino de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons