
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Editora Progresso | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Carlos Victor Santos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Cunha, Darianny Karla Santos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Fortunato, Fatima Vieira Domiciano | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Mendes, Eliana Ester Cristante | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ebling, Elisabete Melo | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Torres, Maria Lucia Veiga | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Ligiane Oliveira dos Santos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Rizoni Alves de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Sidineia Maria de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-03T18:26:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-03T18:26:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-03 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Alfabetização na Atualidade | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001295 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A alfabetização constitui, desde sempre, um dos pilares fundamentais da formação do sujeito e da consolidação de uma sociedade mais justa, equitativa e democrática. No cenário contemporâneo, todavia, esse processo assume contornos ainda mais complexos, exigindo não apenas o domínio do código escrito, mas também a compreensão crítica e significativa dos múltiplos letramentos que permeiam a vida social, cultural e tecnológica. O presente livro, Alfabetização na Atualidade: Perspectiva de Aprendizagens e Metas, emerge como uma contribuição valiosa ao campo educacional, ao articular, de forma lúcida e fundamentada, os desafios e as possibilidades inerentes à alfabetização nos dias de hoje. Longe de restringir-se a uma abordagem técnica ou normativa, a obra propõe uma reflexão profunda acerca das práticas pedagógicas, das políticas públicas, das demandas sociais e dos avanços teóricos que delineiam o processo de aprendizagem da leitura e da escrita no século XXI. Os capítulos que compõem este volume foram cuidadosamente organizados para proporcionar ao leitor – sejam educadores, pesquisadores, formuladores de políticas ou estudantes – uma visão abrangente e atualizada sobre as metas que norteiam o ensino alfabetizador, bem como as metodologias e estratégias que potencializam a aprendizagem efetiva. Em cada texto, transparece o compromisso ético e intelectual dos autores com a construção de uma educação de qualidade, centrada na valorização do sujeito e no respeito às suas singularidades. Assim, esta obra configura-se não apenas como um instrumento de apoio ao fazer docente, mas também como um convite à reflexão crítica e à constante busca por práticas transformadoras. Ao leitor, desejo que a leitura deste livro seja profícua e inspiradora, impulsionando novas perspectivas e compromissos em prol de uma alfabetização verdadeiramente significativa e emancipadora. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1179 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação, pesquisa e tópicos relacionados | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização e letramento | pt_BR |
| Título: dc.title | Alfabetização na Atualidade: Perspectiva de Aprendizagens e Metas | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Alfabetização na Atualidade.pdf | 1.18 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1001295/2/Alfabetização na Atualidade.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons