Alfabetização na Atualidade: Perspectiva de Aprendizagens e Metas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Progressopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Carlos Victor Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorCunha, Darianny Karla Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorFortunato, Fatima Vieira Domiciano-
Autor(es): dc.contributor.authorMendes, Eliana Ester Cristante-
Autor(es): dc.contributor.authorEbling, Elisabete Melo-
Autor(es): dc.contributor.authorTorres, Maria Lucia Veiga-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Ligiane Oliveira dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Rizoni Alves de-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Sidineia Maria de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-03T18:26:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-03T18:26:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-03-
identificador: dc.identifier.otherAlfabetização na Atualidadept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001295-
Resumo: dc.description.abstractA alfabetização constitui, desde sempre, um dos pilares fundamentais da formação do sujeito e da consolidação de uma sociedade mais justa, equitativa e democrática. No cenário contemporâneo, todavia, esse processo assume contornos ainda mais complexos, exigindo não apenas o domínio do código escrito, mas também a compreensão crítica e significativa dos múltiplos letramentos que permeiam a vida social, cultural e tecnológica. O presente livro, Alfabetização na Atualidade: Perspectiva de Aprendizagens e Metas, emerge como uma contribuição valiosa ao campo educacional, ao articular, de forma lúcida e fundamentada, os desafios e as possibilidades inerentes à alfabetização nos dias de hoje. Longe de restringir-se a uma abordagem técnica ou normativa, a obra propõe uma reflexão profunda acerca das práticas pedagógicas, das políticas públicas, das demandas sociais e dos avanços teóricos que delineiam o processo de aprendizagem da leitura e da escrita no século XXI. Os capítulos que compõem este volume foram cuidadosamente organizados para proporcionar ao leitor – sejam educadores, pesquisadores, formuladores de políticas ou estudantes – uma visão abrangente e atualizada sobre as metas que norteiam o ensino alfabetizador, bem como as metodologias e estratégias que potencializam a aprendizagem efetiva. Em cada texto, transparece o compromisso ético e intelectual dos autores com a construção de uma educação de qualidade, centrada na valorização do sujeito e no respeito às suas singularidades. Assim, esta obra configura-se não apenas como um instrumento de apoio ao fazer docente, mas também como um convite à reflexão crítica e à constante busca por práticas transformadoras. Ao leitor, desejo que a leitura deste livro seja profícua e inspiradora, impulsionando novas perspectivas e compromissos em prol de uma alfabetização verdadeiramente significativa e emancipadora.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1179pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação, pesquisa e tópicos relacionadospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização e letramentopt_BR
Título: dc.titleAlfabetização na Atualidade: Perspectiva de Aprendizagens e Metaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons