POR DENTRO DA HISTÓRIA. Livro Didático e Tecnologia: Os opostos se atraem?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Paraná - Unesparpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorde Souza Miranda, Patricia-
Autor(es): dc.contributor.authorLontra Fagundes, Bruno Flávio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-04T12:03:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-04T12:03:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-30-
identificador: dc.identifier.otherDissertação ProfHistória_Patricia de Souzapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001286-
Resumo: dc.description.abstractCom enfoque no uso da tecnologia para o ensino de História e sem abrir mão de recursos ―di-tos tradicionais‖, como o livro didático, essa pesquisa se dedicou a analisar a maneira como os estudantes podem desenvolver o gosto pelo aprendizado histórico com o uso de recursos tecnológicos para a gravação de um vídeo – nomeado Por Dentro da História - https://www.youtube.com/watch?v=PZfC-icMcPI (link de acesso ao vídeo) como uma ferra-menta pedagógica na construção do conhecimento histórico elaborado por alunos do 7° ano do ensino fundamental. As discussões teóricas se pautam em alguns pontos cruciais para se pensar o ensino de história dentro dessa pesquisa, como as dificuldades dos estudantes em assimilar o conteúdo histórico, a importância do livro didático - e a forma como ele é utiliza-do por professores e alunos - a busca por novas metodologias de ensino envolvendo o uso da tecnologia e o potencial do YouTube, não como fonte de pesquisa, mas como uma atividade prática que envolva os estudantes na aprendizagem histórica. O referencial teórico foi emba-sado em pesquisas realizadas pela Professora Dr, Flavia Eloisa Caimi, a Professora Dr. Circe Maria Fernandes Bittencourt em diálogos com outros autores da área. A base metodológica se dividiu da seguinte forma: Pesquisa no livro didático com complemento da plataforma LRCO – Livro de Registro de Classe Online, da Secretaria de Educação do Estado do Paraná - elabo-ração do roteiro, gravação, edição e hospedagem do produto final no YouTube e demais redes sociais. A conclusão é que o Por Dentro da História se mostrou uma metodologia exequível e os resultados alcançaram as expectativas esperadas. Contudo, o produto como uma atividade interdisciplinar abre espaço para que estudos futuros dediquem esforços quanto a sua efetivi-dade. Como resultado final dessa pesquisa, a produção do Por Dentro da História ficará dis-ponível como sugestão de atividade a ser desenvolvida com estudantes da educação básica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.422MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectYouTubept_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro Didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectUso da Tecnologiapt_BR
Título: dc.titlePOR DENTRO DA HISTÓRIA. Livro Didático e Tecnologia: Os opostos se atraem?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons