A suspensão do espaço escolar como kairós/scholé: o Ensino da História como metodologia na Educação Infantil.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Paraná - Unesparpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFarias da Silva, Greiciane-
Autor(es): dc.contributor.authorAlvez Cavanna, Federico José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-04T11:35:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-04T11:35:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-20-
identificador: dc.identifier.otherDissertação ProfHistória_Greiciane Farias da Silvapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001284-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo buscou apresentar possibilidades de inserção do Ensino de História na Educação Infantil, partindo da temática “Tempo”. Conceito que foi abordado a partir de análises de como a criança abstrai a passagem do tempo. Deste modo, foram estabelecidas relações entre a disciplina de História e os Campos de Experiências que compilam os conteúdos próprios do ensino infantil. Além disso, aportes à História da Educação Infantil foram realizados e documentos norteadores e curriculares foram analisados. Deste processo originou-se um recurso com diferentes intervenções em um formato de sequência didática problematizadora, as quais foram protagonizadas por dezoito crianças que cursavam o Infantil III do Centro Municipal de Educação Infantil Criança Feliz, do município de Campo Mourão, Paraná, tendo entre três e quatro anos. Esta pesquisa procura refletir sobre a prática realizada por meio de conceitos como scholé, kairós, tempo-do-agora, experiência e infância, em um apelo a necessidade de entender as crianças como seres humanos plenos que se encontram em processo de formação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9.000MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes e práticas no espaço escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectScholépt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTempopt_BR
Título: dc.titleA suspensão do espaço escolar como kairós/scholé: o Ensino da História como metodologia na Educação Infantil.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons