Uma imagem vale mais do que mil palavras? Ensino de história e reflexões sobre o acervo fotográfico do Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira em Campo Mourão-PR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Paraná - Unesparpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSvolinski, André Felipe-
Autor(es): dc.contributor.authorKobelinski, Michel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-04T11:13:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-04T11:13:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-27-
identificador: dc.identifier.otherDissertação ProfHistória_André Svolinskipt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001283-
Resumo: dc.description.abstractCom o propósito de promover uma aprendizagem significativa para os alunos do Novo Ensino Médio (NEM) no Colégio Dom Bosco através do ensino de história local e educação patrimonial, a presente dissertação procurou analisar, manusear e ressignificar o ainda pouco explorado acervo fotográfico do Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira, em Campo Mourão-PR. Centrando-se nas discussões da história pública e educação patrimonial, foi utilizada a metodologia da aula-oficina para valorizar a autonomia estudantil. As seguintes questões foram levantadas para explorar as relações entre as fotografias e suas representações: Como o ensino de história local e a educação patrimonial podem promover a aprendizagem sobre a cultura visual da cidade de Campo Mourão e seu patrimônio? Qual será a relevância do acervo fotográfico do museu municipal para o processo de ensino-aprendizagem? A metodologia da aula-oficina poderá valorizar a autonomia estudantil e promover a aprendizagem significativa? O objetivo principal da dissertação consistiu em produzir material didático com base na análise de imagens do acervo municipal como forma de fornecer sugestões de práticas de ensino-aprendizagens de professores da Rede Pública de Ensino, reduzindo, em parte, a carência de conteúdos sobre a presente temática, além de promover a produção do saber escolar para experiências de curadoria e exposição no espaço escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9.2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Públicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAula Oficinapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFotografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMuseu Deolindo Mendes Pereirapt_BR
Título: dc.titleUma imagem vale mais do que mil palavras? Ensino de história e reflexões sobre o acervo fotográfico do Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira em Campo Mourão-PRpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons