O Papel do Psicopedagogo e a Inclusão Escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authordos Santos Abreu, Janilson-
Autor(es): dc.contributor.authorSousa de Jesus, Renata-
Autor(es): dc.contributor.authorMachado Mendonça, Lecyanne-
Autor(es): dc.contributor.authorCorrêa Costa Pinheiro, Jaiara Rayanne-
Autor(es): dc.contributor.authorCoelho Pinheiro, Antônio José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-01T00:23:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-01T00:23:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1211-
identificador: dc.identifier.otherInclusão Escolar de Crianças com Necessidades Especiaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001234-
Resumo: dc.description.abstractO presente artigo tem a pretensão de investigar o papel do psicopedagogo para favorecer a inclusão escolar das crianças com necessidades especiais. Para tal, foram utilizadas pesquisas em diferentes materiais produzidos por autores renomados na área da inclusão e da psicopedagogia a fim de favorecer o estudo em questão. Pensando numa educação onde todos tem o direito de estar, ser e fazer acontecer seu processo ensino-aprendizagem, é que se pensa na psicopedagogia promovendo o processo de inclusão dos alunos especiais, através de práticas educativas que viabilizem esse objetivo. Nota-se que mesmo hoje, com tantos avanços na área da educação especial, ainda assim, fazem-se necessárias mais mudanças para a inclusão escolar acontecer de fato, onde todos os seus atores assumam o compromisso de educação integral. Diante disso a escola vem buscando se reportar a um currículo adaptado para o atendimento dessa demanda. Diante disso, o papel do psicopedagogo é muito necessário, no intuito de favorecer a função da escola de incluir, oferecendo educação de qualidade para todos, orientando o aluno, a escola e a família no rompimento das barreiras conceituais à respeito da inclusão escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent359 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCrianças com Necessidades Especiaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPsicopedagogopt_BR
Título: dc.titleO Papel do Psicopedagogo e a Inclusão Escolarpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons