A Avaliação da Aprendizagem na Educação Básica da Educação em Tempo Integral

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Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAntunes Torres, Milton-
Autor(es): dc.contributor.authorMendes Prestes Cambruzzi, Ednea-
Autor(es): dc.contributor.authorEugênio Correa, Katia Regina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-31T23:38:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-31T23:38:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1209-
identificador: dc.identifier.otherEducação em Tempo Integral (ETI)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001231-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo tem como tema a Educação em Tempo Integral (ETI) no Brasil, enfocando especialmente a implementação e a avaliação da aprendizagem no Programa Escola em Tempo Integral. O objetivo principal da pesquisa é assim definido: compreender como essa modalidade educacional contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes e para a melhoria da qualidade da educação básica no país. A justificativa para a pesquisa reside na crescente adoção da ETI como estratégia para ampliar as experiências educacionais dos alunos, promovendo uma formação que abrange não apenas o aspecto cognitivo, mas também as dimensões física, emocional, social e cultural. A avaliação da aprendizagem na ETI representa um desafio, pois demanda métodos formativos e contextualizados que valorizem o desenvolvimento integral dos estudantes, sendo necessária a capacitação dos profissionais da educação e investimentos em infraestrutura e gestão escolar. Para alcançar esses objetivos, a pesquisa adotou a metodologia bibliográfica, baseada na análise crítica de obras teóricas, artigos acadêmicos, documentos legais e normativos relacionados à Educação em Tempo Integral e suas práticas avaliativas. Essa abordagem possibilitou a construção de um referencial teórico consistente para compreender as perspectivas, avanços e desafios da ETI no Brasil.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent639 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação em Tempo Integral (ETI)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Escola em Tempo Integralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudantespt_BR
Título: dc.titleA Avaliação da Aprendizagem na Educação Básica da Educação em Tempo Integralpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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