Comércio Exterior e os desafios para construir uma estratégia para a Neoindustrialização no Brasil (Atena Editora)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorSiqueira, Tagore Villarim de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-31T13:18:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-31T13:18:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-03-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001221-
Resumo: dc.description.abstractNos últimos 15 anos, várias indústrias estratégicas para o desenvolvimento nacional apresentaram déficits comerciais altos e contínuos, evidenciando a forte dependência das importações em indústrias nas quais o país poderia ter uma posição competitiva melhor, como: química (com destaque para fertilizantes e medicamentos), máquinas e material elétrico, telecomunicações, material de transportes, plásticos e borrachas e instrumentos e aparelhos de ótica e precisão. Trata-se de indústrias importantes para a transição energética e ecológica no século XXI, nas quais o país poderia alcançar um protagonismo global, tendo-se em vista a disponibilidade de matérias-primas e o potencial para aumentar a importância do sistema de inovação nacional. Neste sentido, este artigo faz uma reflexão sobre os desafios para promover o desenvolvimento do país no século XXI, tendo como referência os dados da Balança Comercial do Brasil nos últimos 15 anos e destacando a importância da construção de uma estratégia de desenvolvimento nacional baseado no estímulo dos investimentos nessas indústrias.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectComércio Exteriorpt_BR
Título: dc.titleComércio Exterior e os desafios para construir uma estratégia para a Neoindustrialização no Brasil (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais