PROYECTO BENTOLATINO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ESPANHOL NA EPT

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina-
Autor(es): dc.contributor.authorRIGO, Kelen-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Marimar da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-31T01:00:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-31T01:00:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-30-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001202-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional, intitulado “Proyecto BentoLatino: uma sequência didática para o ensino de espanhol na EPT”, foi elaborado e implementado como requisito para conclusão do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT), do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), e está vinculado à linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O presente produto, na tipologia sequência didática, foi aplicado no Curso Técnico em Hospedagem do Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), e teve como objetivo proporcionar aos estudantes o desenvolvimento da competência comunicativa em Língua Espanhola com vistas ao seu aprimoramento profissional e tecnológico, enfatizando-se a oralidade e o contexto turístico da cidade. A implementação do produto e sua avaliação, realizada pelos estudantes desse curso, demonstraram que a sequência didática alcançou seu objetivo. Além disso, ampliou o conhecimento dos estudantes sobre as possibilidades turísticas da cidade, incluindo o próprio Campus Bento, permitindo a sua valorização histórica e cultural. A partir do resultado, acreditamos que a proposta foi exitosa, pois estimulou a autonomia, a criatividade, a criticidade e a produção de novos conhecimentos por parte dos estudantes, além de um maior engajamento nas atividades de produção oral em espanhol e o uso de tecnologias digitais. Dessa forma, acredita-se que esta sequência didática poderá ser replicada com outras turmas do mesmo curso ou adotada por outros professores de língua espanhola, feitas as suas devidas adaptações ao contexto e público-alvo. E, ao mesmo tempo, fomentar a discussão sobre o processo de ensino-aprendizado da Língua Espanhola na EPT, no sentido de elaborar e divulgar sequências didáticas que possam articular teoria e prática, ensino e trabalho.-
Tamanho: dc.format.extent8,22 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Espanhola-
Palavras-chave: dc.subjectRoteiros Turísticos-
Palavras-chave: dc.subjectCurso Técnico em Hospedagem-
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacional-
Título: dc.titlePROYECTO BENTOLATINO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ESPANHOL NA EPT-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - ProfEPT-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Ensino Orientado-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons