
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Miranda, Elderson | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-28T09:41:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-28T09:41:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | O Riso Invade a Educação | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001169 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este livro apresenta uma (des)proposta para uma pedagogia do cômico, baseada em atividades lúdicas, no formato de workshop, que não têm riso o seu elemento temático, na busca pelo entendimento do cômico teatral e suas metodologias de ensino-aprendizagem.[...] Expõe o resultado de uma investigação que ocorreu por meio do método da pesquisa-ação (BARBIER, 2007), que integra investigação e intervenção social, e desenvolveu-se a partir de uma experiência de mediação realizada entre os anos de 2013-2014 por um coletivo de artista e professores com um grupo de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A oficina, intitulada Ateliê da Comédia, foi idealizada e organizada pelo autor do livro junto ao coletivo teatral Companhia do Intérprete, de Curitiba-PR, compondo uma das ações do projeto cultural Ponto de Cultura. A oficina realizou-se no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Helena Meister, localizada no bairro Guatupê, um dos trezes existentes naquele período, na cidade de São José dos Pinhais, localizada na região metropolitana de Curitiba. [...] Contribuir para o teatro e a educação e para a constituição de uma pedagogia do cômico; colaborar para a (re)significação de ações sociais e/ou culturais que ocorrem em contextos não escolares; aprofundar o conhecimento sobre modos de mediação de ações junto aos atores sociais em projetos, ações e programas desenvolvidos para fortalecer o pertencimento e o protagonismo; eis algumas possíveis relevâncias deste trabalho. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Teatro | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Riso | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Comicidade | pt_BR |
| Título: dc.title | O Riso Invade a Educação: o cômico teatral como investigação e intervenção social | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Livro O Riso Invade a Educação EBOOK.pdf | 2,72 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1001169/2/Livro O Riso Invade a Educação EBOOK.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons