Eletroquímica na ponta dos dedos:uma proposta de ensino inclusivo para apoiar professores no desenvolvimento de materiais didáticos para aprendizagem de alunos com deficiência visual e baixa visão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Roraimapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTOLEDO, Katharine Coimbra-
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, Régia Chacon Pessoa-
Autor(es): dc.contributor.authorRIZZATTI, Ivanise Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-28T19:04:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-28T19:04:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-30-
identificador: dc.identifier.otherproduto_educacional_katharinept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001163-
Resumo: dc.description.abstractO guia didático tem como objetivo fornecer suporte pedagógico a professores no desenvolvimento de práticas inclusivas voltadas ao ensino de Eletroquímica para estudantes com deficiência visual. A proposta está estruturada a partir dos princípios do Desenho Universal e fundamentada em tecnologias de prototipagem digital, como a impressão 3D. O material apresenta orientações práticas e teóricas sobre a construção de recursos didáticos acessíveis como blocos de encaixe e pranchas grafotáteis — e propõe atividades pedagógicas alinhadas às demandas inclusivas. As unidades abordam desde fundamentos teóricos sobre acessibilidade e inclusão até aplicações concretas no contexto da sala de aula de Química, estimulando abordagens multissensoriais e o protagonismo estudantil. Além de apoiar o uso de recursos adaptados, o guia também visa estimular reflexões críticas sobre o papel docente na construção de uma educação verdadeiramente inclusiva, fornecendo subsídios que podem ser aplicados em diferentes realidades escolares.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectImpressão 3D. Ensino de Química. Inclusão. Eletroquímicapt_BR
Título: dc.titleEletroquímica na ponta dos dedos:uma proposta de ensino inclusivo para apoiar professores no desenvolvimento de materiais didáticos para aprendizagem de alunos com deficiência visual e baixa visãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons