Abordagens e Contextos para o Desenvolvimento de Gráficos e Tabelas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Érica de Fátima-
Autor(es): dc.contributor.authorda Silva, José Roberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-25T22:03:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-25T22:03:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1192-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de Estatísticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001127-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho destacou alguns aspectos de uma pesquisa sobre o ensino de estatística nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, desenvolvida no segundo semestre de 2023 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco. A investigação ocorreu em uma escola pública da rede municipal de Ipojuca/PE, com foco nas habilidades de leitura e interpretação de gráficos e tabelas, conforme previsto no currículo local. Foi analisado o desempenho dos alunos em avaliações externas, comparando escolas rurais e urbanas.Uma turma multisseriada do 4º e 5º ano, excluída das avaliações externas, foi observada com base no livro didático utilizado. Aplicou-se uma sequência didática fundamentada na Aprendizagem Significativa, no Letramento Estatístico e no Ciclo Investigativo. Também foi realizada uma sondagem com professores para compreender os contextos abordados em sala no ensino de estatística.O estudo revelou lacunas na consolidação de habilidades estatísticas e destacou a importância de trabalhar com dados contextualizados e reais. Os alunos participaram ativamente na coleta e transformação de dados em gráficos, o que promoveu reflexão, engajamento e motivação. A proposta validou o Ciclo Investigativo como metodologia eficaz no ensino da estatística e mostrou que o letramento estatístico pode tornar o ensino mais significativo.O trabalho também apontou limitações do livro didático e propõe práticas pedagógicas mais contextualizadas, visando estimular o pensamento crítico e a construção de conhecimento duradouro, transformando a sala de aula em um espaço mais dinâmico e participativo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent583 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Estatísticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
Título: dc.titleAbordagens e Contextos para o Desenvolvimento de Gráficos e Tabelaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons