Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Érica de Fátima | - |
Autor(es): dc.contributor.author | da Silva, José Roberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-25T22:03:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-25T22:03:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1192 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino de Estatística | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001127 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho destacou alguns aspectos de uma pesquisa sobre o ensino de estatística nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, desenvolvida no segundo semestre de 2023 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco. A investigação ocorreu em uma escola pública da rede municipal de Ipojuca/PE, com foco nas habilidades de leitura e interpretação de gráficos e tabelas, conforme previsto no currículo local. Foi analisado o desempenho dos alunos em avaliações externas, comparando escolas rurais e urbanas.Uma turma multisseriada do 4º e 5º ano, excluída das avaliações externas, foi observada com base no livro didático utilizado. Aplicou-se uma sequência didática fundamentada na Aprendizagem Significativa, no Letramento Estatístico e no Ciclo Investigativo. Também foi realizada uma sondagem com professores para compreender os contextos abordados em sala no ensino de estatística.O estudo revelou lacunas na consolidação de habilidades estatísticas e destacou a importância de trabalhar com dados contextualizados e reais. Os alunos participaram ativamente na coleta e transformação de dados em gráficos, o que promoveu reflexão, engajamento e motivação. A proposta validou o Ciclo Investigativo como metodologia eficaz no ensino da estatística e mostrou que o letramento estatístico pode tornar o ensino mais significativo.O trabalho também apontou limitações do livro didático e propõe práticas pedagógicas mais contextualizadas, visando estimular o pensamento crítico e a construção de conhecimento duradouro, transformando a sala de aula em um espaço mais dinâmico e participativo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 583 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Estatística | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
Título: dc.title | Abordagens e Contextos para o Desenvolvimento de Gráficos e Tabelas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons