
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Érica de Fátima | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | da Silva, José Roberto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-25T22:20:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-25T22:20:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-25 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1193 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Ensino da Estatística | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001122 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este artigo se trata de recorte sobre uma investigação do ensino de estatística nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, vinculado à linha de pesquisa Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa, no Letramento Estatístico e no Ciclo Investigativo (PPDAC), com foco no bloco temático de probabilidade e estatística. O estudo foi desenvolvido com estudantes de uma turma multisseriada do 4º e 5º ano, destacando a importância de considerar os conhecimentos prévios na leitura e interpretação de gráficos e tabelas. A análise dos simulados presentes no livro didático adotado (Leonardo, 2019) evidenciou lacunas no desenvolvimento das habilidades H25 e H26, orientadas pelas diretrizes curriculares e pelo Ciclo Investigativo. Também foi realizada uma sondagem com professores da rede municipal de Ipojuca para identificar os conteúdos estatísticos abordados em sala. A partir disso, elaborou-se uma proposta de intervenção pedagógica com atividades contextualizadas, envolvendo a coleta de dados reais, a organização em tabelas e a construção de gráficos de colunas, estimulando o pensamento crítico e a discussão de temas locais. A pesquisa incluiu ainda a análise de documentos oficiais, materiais didáticos e uma revisão de literatura sobre a temática. Os resultados apontam que a abordagem investigativa e contextualizada promove maior engajamento dos alunos, tornando as aulas de matemática mais dinâmicas e significativas. O estudo reforça a relevância do letramento estatístico para a formação de cidadãos críticos na sociedade contemporânea. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,41 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Letramento Estatístico | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
| Título: dc.title | Educação Estatística nos Anos Iniciais: Perspectivas de Uma Experiência em Sala Multisseriada | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons