Práticas Epistêmicas: Implicações da Teoria Sociocultural à Construção do Conhecimento

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPiemonte Constantino, Maria Vitória-
Autor(es): dc.contributor.authorMontanhini da Silva, Mariana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-24T20:56:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-24T20:56:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1191-
identificador: dc.identifier.otherPráticas Epistêmicaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001117-
Resumo: dc.description.abstractEstudos que consideram o processo de ensino e aprendizagem a partir de uma perspectiva histórica, cultural e social vêm se fortalecendo na área do Ensino de Ciências. Esses estudos consideram que a interação social estimula a construção do conhecimento científico e desenvolve maneiras particulares de falar, pensar, agir e interagir, que são definidas como práticas epistêmicas. O presente estudo visa refletir sobre as implicações das práticas epistêmicas à construção de conhecimento científico para a área da Zootecnia e suas possíveis relações com alguns pressupostos da Teoria Histórico-cultural de Vygotsky. No que se refere ao processo de ensino e aprendizagem, as reflexões apresentadas indicaram existir uma lacuna entre o que está estabelecido nas Diretrizes Curriculares do curso de Zootecnia e o que se ensina em sala de aula. Considerando as práticas epistêmicas relevantes para esse processo, apontou-se à possibilidade de aprofundar os estudos sobre esse tema a partir dos pressupostos vygotskianos, uma vez que essas práticas se desenvolvem em um contexto de interação e se associam a um processo social e cultural de construção do conhecimento. Essa proposta poderia ser proveitosa pois, favoreceria a construção de significados científicos para os estudantes do campo da Zootecnia.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent773 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Epistêmicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino / Aprendizagempt_BR
Título: dc.titlePráticas Epistêmicas: Implicações da Teoria Sociocultural à Construção do Conhecimentopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons