CONHECENDO A QUÍMICA NA TERRA INDÍGENA DO ALTO SÃO MARCOS: UM GUIA DIDÁTICO PARA ENTENDER A TÉCNICA DA PINTURA RUPESTRE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVIEIRA MESQUITA, GABRIELLY-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-24T18:16:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-24T18:16:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-24-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de Química; Espaço não formal de ensino; Artes rupestres; Educação Escolar Indígena; Três momentos pedagógicos.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001114-
Resumo: dc.description.abstractEste Guia Didático é o produto educacional da Dissertação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências intitulada “PINTURAS RUPESTRES DO ENTORNO DA COMUNIDADE INDÍGENA BOCA DA MATA, PACARAIMA, RR: A ETNOQUÍMICA COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS”, do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGEC), da Universidade Estadual de Roraima (UERR). A proposta deste Guia é disponibilizar uma ferramenta que auxilie professores de Ciências da Educação Básica e, em especial os professores de Química do Ensino Médio, disponibilizando e orientando a aplicação de uma Sequência Didática sobre o tema “Substâncias e Misturas”, conforme prevê o conteúdo introdutório do currículo escolar dessas disciplinas. Neste sentido, o tema foi desenvolvido com os alunos de uma escola estadual indígena, na Terra Indígena de São Marcos, Roraima, em um espaço não formal de ensino, nas proximidades da escola, onde incidem pinturas rupestres. O objetivo deste Guia Didático, contudo é contribuir para que os professores que dele se utilizar, possam perceber e explorar os espaços não formais, considerando o contexto histórico e cultural que os sítios arqueológicos proporcionam para o ensino de ciências e a aprendizagem sobre os conceitos de substâncias e misturas, promovendo a alfabetização científica e a valorização de aspectos próprios da cultura dos alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent25 PAGINASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Química; Espaço não formal de ensino; Artes rupestres; Educação Escolar Indígena; Três momentos pedagógicos.pt_BR
Título: dc.titleCONHECENDO A QUÍMICA NA TERRA INDÍGENA DO ALTO SÃO MARCOS: UM GUIA DIDÁTICO PARA ENTENDER A TÉCNICA DA PINTURA RUPESTREpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGEC)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
Cartaz Brasil terra indígena ilustrado verde (6).pdfCONHECENDO A QUÍMICA NA TERRA INDÍGENA DO ALTO SÃO MARCOS: UM GUIA DIDÁTICO PARA ENTENDER A TÉCNICA DA PINTURA RUPESTRE50,73 MBAdobe PDF/bitstream/capes/1001114/2/Cartaz Brasil terra indígena ilustrado verde (6).pdfDownload
Cópia de Cartaz Traduzido .pdfCONHECENDO A QUÍMICA NA TERRA INDÍGENA DO ALTO SÃO MARCOS: UM GUIA DIDÁTICO PARA ENTENDER A TÉCNICA DA PINTURA RUPESTRE- TRADUZIDO PARA A LINGUA WAPICHANA51,46 MBAdobe PDF/bitstream/capes/1001114/3/Cópia de Cartaz Traduzido .pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons