Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | VIEIRA MESQUITA, GABRIELLY | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-24T18:16:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-24T18:16:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino de Química; Espaço não formal de ensino; Artes rupestres; Educação Escolar Indígena; Três momentos pedagógicos. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001114 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Guia Didático é o produto educacional da Dissertação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências intitulada “PINTURAS RUPESTRES DO ENTORNO DA COMUNIDADE INDÍGENA BOCA DA MATA, PACARAIMA, RR: A ETNOQUÍMICA COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS”, do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGEC), da Universidade Estadual de Roraima (UERR). A proposta deste Guia é disponibilizar uma ferramenta que auxilie professores de Ciências da Educação Básica e, em especial os professores de Química do Ensino Médio, disponibilizando e orientando a aplicação de uma Sequência Didática sobre o tema “Substâncias e Misturas”, conforme prevê o conteúdo introdutório do currículo escolar dessas disciplinas. Neste sentido, o tema foi desenvolvido com os alunos de uma escola estadual indígena, na Terra Indígena de São Marcos, Roraima, em um espaço não formal de ensino, nas proximidades da escola, onde incidem pinturas rupestres. O objetivo deste Guia Didático, contudo é contribuir para que os professores que dele se utilizar, possam perceber e explorar os espaços não formais, considerando o contexto histórico e cultural que os sítios arqueológicos proporcionam para o ensino de ciências e a aprendizagem sobre os conceitos de substâncias e misturas, promovendo a alfabetização científica e a valorização de aspectos próprios da cultura dos alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 25 PAGINAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química; Espaço não formal de ensino; Artes rupestres; Educação Escolar Indígena; Três momentos pedagógicos. | pt_BR |
Título: dc.title | CONHECENDO A QUÍMICA NA TERRA INDÍGENA DO ALTO SÃO MARCOS: UM GUIA DIDÁTICO PARA ENTENDER A TÉCNICA DA PINTURA RUPESTRE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGEC) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Cartaz Brasil terra indígena ilustrado verde (6).pdf | CONHECENDO A QUÍMICA NA TERRA INDÍGENA DO ALTO SÃO MARCOS: UM GUIA DIDÁTICO PARA ENTENDER A TÉCNICA DA PINTURA RUPESTRE | 50,73 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1001114/2/Cartaz Brasil terra indígena ilustrado verde (6).pdfDownload |
Cópia de Cartaz Traduzido .pdf | CONHECENDO A QUÍMICA NA TERRA INDÍGENA DO ALTO SÃO MARCOS: UM GUIA DIDÁTICO PARA ENTENDER A TÉCNICA DA PINTURA RUPESTRE- TRADUZIDO PARA A LINGUA WAPICHANA | 51,46 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1001114/3/Cópia de Cartaz Traduzido .pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons