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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Sergipe | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LOPES, Camila de Araujo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FERRETE, Rodrigo Bozi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-22T18:09:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-22T18:09:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Camila - Dissertação.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001052 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O contexto da formação cidadã, embora formalmente previsto em legislações e documentos institucionais, revela-se, na prática, desafiador, considerando a necessidade de práticas pedagógicas que a desenvolvam efetivamente em sala de aula. Esta dissertação insere-se no macroprojeto “Propostas Metodológicas e Recursos Didáticos em Espaços Formais e Não Formais de Ensino na EPT”, pertencendo à linha de pesquisa “Práticas Educativas no Currículo Integrado” do Programa Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. O estudo objetiva compreender quais Metodologias Ativas podem ser aplicadas para discutir cidadania ativa na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com foco no curso técnico integrado em Edificações do Instituto Federal de Sergipe. Para alcançar esse objetivo geral, foram estabelecidos três objetivos específicos: (1) investigar como o conceito de cidadania e EPT vem sendo trabalhado no curso integrado em Edificações; (2) analisar quais metodologias ativas podem ser utilizadas para trabalhar o conceito de cidadania no curso Integrado em Edificações; e (3) desenvolver e aplicar um produto educacional fundamentado em Metodologias Ativas para abordar os conceitos de cidadania e EPT. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, cuja coleta de dados envolveu revisão bibliográfica, análise documental, entrevistas semiestruturadas, observação não participante e questionários, analisados por meio da Análise de Discurso de Orlandi, a partir do estabelecimento das categorias: Cidadania, Educação Profissional Tecnológica e Metodologias Ativas. A fundamentação teórica apoia-se nas dimensões de cidadania ativa propostas por Candau e Benevides, na perspectiva crítico-histórica da educação defendida por Saviani e nos estudos de Frigotto e Ciavatta acerca da EPT. Os resultados demonstram que, após a implementação da sequência didática — produto educacional —, os estudantes passaram a associar a cidadania não apenas a “direitos e deveres”, mas também à participação comunitária, à reivindicação de direitos e à responsabilidade social, constatando-se ainda que estratégias como World Café e mapeamento participativo favorecem o engajamento dos estudantes e evidenciam como a formação técnica pode contribuir para a garantia de direitos fundamentais. Entre os desafios, surgem a sobrecarga curricular, a falta de tempo para práticas colaborativas e a dificuldade de equilibrar a quantidade de conteúdos exigidos com o tempo que as abordagens ativas demandam. Ainda assim, o uso intencional de Metodologias Ativas indica a possibilidade de uma formação integrada, contextualizada e participativa, que alinhe competências profissionais e cidadania ativa. Espera-se que esta dissertação, ao possibilitar a reaplicação da sequência didática proposta — com as adaptações necessárias —, contribua para uma compreensão mais ampla do processo de cidadania ativa e fomente a responsabilidade social na manutenção e expansão de direitos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,62 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania Ativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino técnico integrad | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação integral | pt_BR |
Título: dc.title | CIDADANIA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A PARTIR DAS METODOLOGIAS ATIVAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Camila - Dissertação.pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1001052/2/Camila - Dissertação.pdfDownload |
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