CIDADANIA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A PARTIR DAS METODOLOGIAS ATIVAS

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Sergipept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLOPES, Camila de Araujo-
Autor(es): dc.contributor.authorFERRETE, Rodrigo Bozi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-22T18:09:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-22T18:09:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-09-
identificador: dc.identifier.otherCamila - Dissertação.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001052-
Resumo: dc.description.abstractO contexto da formação cidadã, embora formalmente previsto em legislações e documentos institucionais, revela-se, na prática, desafiador, considerando a necessidade de práticas pedagógicas que a desenvolvam efetivamente em sala de aula. Esta dissertação insere-se no macroprojeto “Propostas Metodológicas e Recursos Didáticos em Espaços Formais e Não Formais de Ensino na EPT”, pertencendo à linha de pesquisa “Práticas Educativas no Currículo Integrado” do Programa Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. O estudo objetiva compreender quais Metodologias Ativas podem ser aplicadas para discutir cidadania ativa na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com foco no curso técnico integrado em Edificações do Instituto Federal de Sergipe. Para alcançar esse objetivo geral, foram estabelecidos três objetivos específicos: (1) investigar como o conceito de cidadania e EPT vem sendo trabalhado no curso integrado em Edificações; (2) analisar quais metodologias ativas podem ser utilizadas para trabalhar o conceito de cidadania no curso Integrado em Edificações; e (3) desenvolver e aplicar um produto educacional fundamentado em Metodologias Ativas para abordar os conceitos de cidadania e EPT. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, cuja coleta de dados envolveu revisão bibliográfica, análise documental, entrevistas semiestruturadas, observação não participante e questionários, analisados por meio da Análise de Discurso de Orlandi, a partir do estabelecimento das categorias: Cidadania, Educação Profissional Tecnológica e Metodologias Ativas. A fundamentação teórica apoia-se nas dimensões de cidadania ativa propostas por Candau e Benevides, na perspectiva crítico-histórica da educação defendida por Saviani e nos estudos de Frigotto e Ciavatta acerca da EPT. Os resultados demonstram que, após a implementação da sequência didática — produto educacional —, os estudantes passaram a associar a cidadania não apenas a “direitos e deveres”, mas também à participação comunitária, à reivindicação de direitos e à responsabilidade social, constatando-se ainda que estratégias como World Café e mapeamento participativo favorecem o engajamento dos estudantes e evidenciam como a formação técnica pode contribuir para a garantia de direitos fundamentais. Entre os desafios, surgem a sobrecarga curricular, a falta de tempo para práticas colaborativas e a dificuldade de equilibrar a quantidade de conteúdos exigidos com o tempo que as abordagens ativas demandam. Ainda assim, o uso intencional de Metodologias Ativas indica a possibilidade de uma formação integrada, contextualizada e participativa, que alinhe competências profissionais e cidadania ativa. Espera-se que esta dissertação, ao possibilitar a reaplicação da sequência didática proposta — com as adaptações necessárias —, contribua para uma compreensão mais ampla do processo de cidadania ativa e fomente a responsabilidade social na manutenção e expansão de direitos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,62 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCidadania Ativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino técnico integradpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação integralpt_BR
Título: dc.titleCIDADANIA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A PARTIR DAS METODOLOGIAS ATIVASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissionalpt_BR
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