A condição proletária da juventude estudantil e as categorias marxianas ligadas ao trabalho

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", Marília.pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFIGUEREDO, Fabio Luis Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-22T14:01:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-22T14:01:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-22-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Fabio_Luis_Rodrigues_Figueredo_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001049-
Resumo: dc.description.abstractA dissertação desenvolvida teve como objeto “A condição proletária da juventude estudantil e as categorias marxianas ligadas ao trabalho”, caracterizada pela jornada de 6 horas de trabalho, mais 5 horas de obrigatoriedade na escola, determinadas pelo projeto Jovem Aprendiz, assim como a frequência escolar, para não perder a vaga no emprego. Esse jovem ingressa no mundo do trabalho por meio de empresas mediadoras, que os alocam nas variadas empresas e recebendo uma média salarial de 700 a 900 reais por mês. Neste trabalho acadêmico, buscou-se responder a várias interrogações, como: por que o jovem proletário não recebe salário-mínimo integral? Por que a juventude vive essa condição proletárias? Por que os capitalistas preferem contratar jovens proletários? Quais são as condições de trabalho vivenciadas pela juventude proletária em seus postos de trabalho? O que a educação pode fazer para retirar o aluno de sua condição de alienação? A partir do aprofundamento no referencial teórico e do diálogo com os alunos, por meio de contos sociológicos e das categorias de trabalho presentes nos Manuscritos Econômicos-Filosóficos, desenvolveram-se as atividades da sequência didática, incluindo vídeos e grupo focal. Essas atividades permitiram o avanço nas aprendizagens, contribuindo para que o aluno possa superar sua condição de alienação e ressignificar sua forma de aprender, por meio da sequência didática. Dessa forma, demonstra-se que o materialismo histórico-dialético se atualiza na condição proletária da juventude estudantil.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.338 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaterialismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJuventudept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDidáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLaborpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaterialismpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectYouthpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducationpt_BR
Título: dc.titleA condição proletária da juventude estudantil e as categorias marxianas ligadas ao trabalhopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineNãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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