Metodologias Ativas no Ensino de Matemática: Um Caminho para o Aprendizado Significativo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPadovani Metzker, Renan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-21T21:57:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-21T21:57:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1177-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001048-
Resumo: dc.description.abstractO ensino de Matemática enfrenta desafios relacionados à abstração dos conceitos e à falta de conexão com o cotidiano. Abordagens como a teoria da aprendizagem significativa, de Ausubel, e as metodologias ativas têm se destacado por promover maior engajamento e protagonismo estudantil. Essas práticas, potencializadas por tecnologias digitais, facilitam a compreensão de conceitos abstratos e tornam o aprendizado mais contextualizado e dinâmico. Este artigo revisa estudos publicados entre 2019 e 2024, analisando o impacto dessas abordagens no ensino de Matemática. Os resultados indicam que as metodologias ativas, como Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Problemas, promovem maior engajamento, autonomia e habilidades críticas, apesar de desafios relacionados à infraestrutura e à formação docente. Conclui-se que essas práticas representam um caminho promissor para um ensino de Matemática mais significativo e alinhado aos desafios do século XXI.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent344 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
Título: dc.titleMetodologias Ativas no Ensino de Matemática: Um Caminho para o Aprendizado Significativopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons