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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual "Julio de Mesquita Filho", Marília. | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | RODRIGUES, Juliane Green | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-21T16:28:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-21T16:28:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Juliane_Green_Rodrigues_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001047 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa analisa os conflitos escolares na Escola Estadual Pedro Brandão dos Reis, localizada em José Bonifácio (SP), a partir dos registros da plataforma PLACON do programa Conviva- SP nos anos de 2022 e 2023. O estudo investiga como os conflitos escolares refletem desigualdades estruturais (como racismo, machismo e homofobia) e são gerenciados pela política educacional paulista. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso com abordagem quanti-qualitativa, utilizando análise documental dos registros da plataforma PLACON, revisão bibliográfica e crítica às diretrizes do Programa Conviva SP. Os resultados revelam que: (1) a maioria dos conflitos é classificada genericamente como "questões disciplinares" (75% em 2022; 57% em 2023), ocultando suas raízes sociais; (2) há subnotificação significativa (35% dos dias sem registros em 2022); e (3) o programa prioriza registros burocráticos em detrimento de ações pedagógicas transformadoras. Conclui-se que a mediação de conflitos exige uma abordagem sociológica crítica, articulando a disciplina de Sociologia à justiça restaurativa, para desnaturalizar violências simbólicas e promover convivência democrática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.821 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Conflitos escolares | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Conviva-SP | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Conflito interpessoal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Violência escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia da educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia educacional | pt_BR |
Título: dc.title | A contribuição sociológica para os conflitos escolares: um estudo a partir do programa Conviva São Paulo-SP | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Não | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
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TCC_Juliane_Green_Rodrigues_dissertacao.pdf | 2,82 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1001047/2/TCC_Juliane_Green_Rodrigues_dissertacao.pdfDownload |
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