A contribuição sociológica para os conflitos escolares: um estudo a partir do programa Conviva São Paulo-SP

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual "Julio de Mesquita Filho", Marília.pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRODRIGUES, Juliane Green-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-21T16:28:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-21T16:28:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-21-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Juliane_Green_Rodrigues_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001047-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa analisa os conflitos escolares na Escola Estadual Pedro Brandão dos Reis, localizada em José Bonifácio (SP), a partir dos registros da plataforma PLACON do programa Conviva- SP nos anos de 2022 e 2023. O estudo investiga como os conflitos escolares refletem desigualdades estruturais (como racismo, machismo e homofobia) e são gerenciados pela política educacional paulista. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso com abordagem quanti-qualitativa, utilizando análise documental dos registros da plataforma PLACON, revisão bibliográfica e crítica às diretrizes do Programa Conviva SP. Os resultados revelam que: (1) a maioria dos conflitos é classificada genericamente como "questões disciplinares" (75% em 2022; 57% em 2023), ocultando suas raízes sociais; (2) há subnotificação significativa (35% dos dias sem registros em 2022); e (3) o programa prioriza registros burocráticos em detrimento de ações pedagógicas transformadoras. Conclui-se que a mediação de conflitos exige uma abordagem sociológica crítica, articulando a disciplina de Sociologia à justiça restaurativa, para desnaturalizar violências simbólicas e promover convivência democrática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.821 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectConflitos escolarespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Conviva-SPpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConflito interpessoalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectViolência escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologia educacionalpt_BR
Título: dc.titleA contribuição sociológica para os conflitos escolares: um estudo a partir do programa Conviva São Paulo-SPpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineNãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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