MEU OLHAR BONITO II: Perspectivas Indígenas sobre o Ensinar e Aprender Ciências da Natureza

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Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, ELIAS ANTUNES DOS-
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, HELLEN CRISTINA DE-
Autor(es): dc.contributor.authorMOURAD, LEONICE APARECIDA DE FÁTIMA ALVES PEREIRA-
Autor(es): dc.contributor.authorCARGNIN-STIELER, MARINEZ-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-18T21:37:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-18T21:37:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001033-
Resumo: dc.description.abstractMEU OLHAR BONITO II: Perspectivas Indígenas sobre o Ensinar e Aprender Ciências da Natureza apresenta um outro conjunto de entrevistas e histórias de vida de professores e professoras indígenas. O livro amplia uma trilogia2 coordenada pela professora Leonice Mourad de autobiografias de professores e professoras dos movimentos sociais do campo, quilombola e indígena ligados ao grupo Coletivo da Terra e dá continuidade ao primeiro volume de Meu Olhar Bonito: histórias de vida de professores indígenas que apresentou uma coletânea de textos de professores e professoras indígenas do Brasil e da Bolívia.3 Em MEU OLHAR BONITO II, professores e professoras indígenas dos povos Balatiponé-Umutina, Boe-Bororo, Haliti-Paresí, Apyãwa-Tapirapé, Iny-Karajá, Terena, A’uwẽ Rãpré-Xavante, Rikbaktsa, Kurâ-Bakairi e Kawaiwete-Kayabi, todos do Estado de Mato Grosso, narram suas trajetórias e experiências. Nos relatos apresentam diferentes aspectos de seu fazer docente, buscando incluir e valorizar, naquilo que os não indígenas chamam de Ciências da Natureza, os seus próprios modos de ver, viver e ensinar o mundo. Os professores e professoras apresentam um exercício coerente de ‘resistência epistêmica’ com força para afirmar as identidades étnicas e apontar para outros modos de produzir e socializar o conhecimento que escapam das redes da ciência moderna. Nesse sentido é possível afirmar que os relatos dão conta de um projeto ético, político e pedagógico, fundado em cosmologias milenares, que desafiam os sistemas ‘coloniais’ de escolarização dos saberes ocidentais para resistir e propor a transformação das assimetrias históricas que ainda marcam o campo da educação e do conhecimento.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleMEU OLHAR BONITO II: Perspectivas Indígenas sobre o Ensinar e Aprender Ciências da Naturezapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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