
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Culessala, Cláudio Emílio | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Chavonga, Kelsom | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-18T18:49:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-18T18:49:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-18 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1157 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Turismo Cultural Africano | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001028 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este artigo analisa o impacto do turismo como instrumento de diplomacia cultural entre Angola, Zâmbia, Namíbia, Zimbabué e Botsuana, no contexto da integração regional da África Austral. Parte-se da premissa de que o turismo transfronteiriço pode fortalecer laços culturais, resgatar memórias partilhadas e promover valores comuns entre povos historicamente ligados, mas fragmentados por fronteiras coloniais. A investigação utiliza uma abordagem mista, com predominância quantitativa, fundamentada em revisão teórica e análise empírica, a partir de inquéritos aplicados a atores locais. Os resultados demonstram que o turismo cultural vai além do seu papel económico, atuando como vector simbólico de reconexão, expressão identitária e cooperação regional. Evidenciam-se iniciativas como festivais culturais, rotas turísticas integradas e patrimónios transfronteiriços, que contribuem para uma diplomacia mais próxima das comunidades, reforçando a coesão e o entendimento mútuo. Concluiu-se que, para além dos benefícios econômicos, o turismo tem potencial estratégico para consolidar uma diplomacia cultural africana, sustentável e centrada nas dinâmicas culturais locais. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,19 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Turismo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | África Austral | pt_BR |
| Título: dc.title | O Impacto do Turismo na Diplomacia Cultural: Construindo Pontes Entre Angola, Zâmbia, Namíbia, Zimbabue e Botsuana no contexto da África Austral | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons